Publicidade Continue a leitura a seguir

Cadernos inovadores, a mesma escrita

O Caderno Inteligente tem feito sucesso em Portugal (Foto: Pexels)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os clássicos de capa preta são intemporais. Mas há cada vez mais opções inovadoras. Algumas são reinvenções do material tradicional e outras são reviravoltas na forma de estudar.

Escolher o caderno para o ano escolar é, cada vez mais, uma escolha difícil. Já lá vai o tempo em que a única diferença entre materiais era a cor da capa e o interior não passava de folhas brancas, pautadas ou quadriculadas. Agora, há diferentes opções, não só de combinação de cadernos clássicos, mas novas formas de pensar o estudo.

“A diferença entre modelos eternos e novos está na praticidade.” Mariana Teixeira, uma das influências nas páginas de estudo do Instagram (@dicagram), ressalta a ajuda que os novos modelos dão, não só no estudo em si, mas na organização. A estudante de Gestão acredita que os clássicos não irão cair em desuso, principalmente devido ao preço mais baixo, “que os novos modelos nunca conseguirão praticar”. No entanto, confia que quem experimenta um caderno inovador acaba por deixar os mais simples.

O Caderno Inteligente tem feito sucesso em Portugal. João Miguel Borda, representante da marca em Portugal, questiona: “Quantas folhas são deixadas por utilizar nos cadernos tradicionais todos os anos?”. O Caderno Inteligente parece ser a solução, ao permitir inserir e retirar as folhas, os separadores e os materiais em qualquer momento, num produto em que a personalização integral é a chave.

Outra das novas formas de escrever é apagando e reutilizando a mesma folha uma e outra vez. A Infinitebook surgiu em 2014 e baseia-se em usar “infinitamente” o mesmo caderno, apagando as notas com um pano. Aliado à era digital, com possibilidade de utilizar juntamente com uma aplicação de telemóvel, o produto que se assemelha à utilização de um quadro branco é inovador e sustentável, lembra Pedro Lopes. O fundador da marca aponta uma das vantagens como sendo a utilização de “um caderno para todas as disciplinas, diminuindo o peso na mochila”.

“Com tanta inovação, um caderno passa a ser utilizado para muito mais do que as aulas.” Listas de afazeres, caderno de resumos, planner, agenda, caderno de desenho ou de exercícios são algumas das tarefas que Mariana Teixeira, de 19 anos, realiza com os novos materiais escolares. Apesar de todas as novidades, a estudante portuense salienta que “o mais importante é mesmo estudar, seja com que caderno for”.

Oxford | Write and Erase | 3,49 euros
Infinitebook | A partir de 19,51 euros
Caderno inteligente | All Yellow A5 | A partir de 17,90 euros
Ambar | Caderno Agrafado BLACK P | 0,95 euros
Firmo | Caderno Espiral Paper Day | 2,19 euros