Cabeça de estátua perdida aparece duas décadas depois

Agora, a estátua vai ser restaurada

A estátua foi alvo de vários atos de vandalismo ao longo dos anos.

Durante mais de duas décadas, uma estátua de mármore de uma jovem mulher esteve sem cabeça no cemitério de Gray’s Island, em Hillsborough, Canadá, o que inspirou uma série de lendas urbanas e histórias de fantasmas. Mas, neste mês, a cabeça perdida do monumento apareceu, pousada junto à estátua. O reaparecimento está a intrigar os familiares da mulher retratada na figura de mármore.

A história remonta aos anos 1900. Jennie Steeves morreu aos 15 anos e a mãe mandou erguer uma estátua de mármore em homenagem à única filha, no terreno da família, no cemitério, em 1930. A estátua foi alvo de vários atos de vandalismo ao longo dos anos, até que em 1990 a cabeça desapareceu, um mistério ainda por desvendar.

A familiar viva mais próxima, Kathleen Wallace, contou que a estátua há muito que é objeto de superstições locais. “Havia todo o tipo de histórias sobre o monumento – que era assombrado, que os olhos tinham rubis. Nada disso é verdade”, disse Wallace à CBC News. “Foi instalada lá apenas para a família e especialmente em memória de Jennie.” Agora, vai ser restaurada.