O Bunker L479 abriu há cerca de um ano e desde então recebe turistas.
O quarto até pode não ter vista, mas está carregado de história. Um bunker construído pelas tropas alemãs no norte de França, em 1940, durante a II Guerra Mundial, foi restaurado e transformado numa guesthouse subterrânea.
A costa norte do país ainda está repleta de fortificações deixadas pelo exército alemão que construiu a chamada Muralha do Atlântico. Serge Colliou comprou um terreno em Saint-Pabu, onde há bunkers de betão semienterrados ao longo das praias, um deles ficava no seu terreno. Passou 18 meses a cavar e a remodelar uma estrutura de 400 metros quadrados. Transformou o histórico bunker numa guesthouse para oito pessoas com bar e sala de estar. Adaptou-o e preservou alguns aspetos, desde capacetes, réplicas de armas, sinais nas paredes.
“Queríamos dar uma nova vida ao edifício, não vamos viver no passado para sempre. Preservamos alguns pormenores, os hóspedes sabem onde estão, há pistas históricas, mas também não é um museu.” O Bunker L479 abriu há cerca de um ano e desde então recebe turistas, incluindo alemães e franceses.