Botas de inspiração militar

Os cordões são característica obrigatória das botas de inspiração militar (Foto: AdobeStock)

Saltaram das fileiras e estão na moda para ficar. Caracterizadas pelos cordões e robustez q.b., estas botas combinam com calças, calções, saias, vestidos. Versatilidade à medida do gosto pessoal.

Deram nas vistas nos anos 1990 e voltam a assumir protagonismo na atualidade. Falamos das botas estilo militar que protagonizam visuais urbanos e se destacam nas montras e prateleiras das lojas. Saídas das fileiras castrenses, exibem-se em versões futuristas, com sugestões para todos os gostos, e conquistam mulheres com atitude e confiantes.

Este tipo de calçado voltou “com tudo nesta coleção”, assume Luísa Conti, do departamento de marketing da Seaside, reforçando que “as botas militares, ou ‘combat boots’, estão novamente em alta” e são “as favoritas entre as fashionistas”.

Apesar da robustez que transmitem, são versáteis e tanto podem combinar com um vestido para um estilo mais romântico, como com calças, calções ou minissaias em visuais mais descontraídos. A conjugação com peças mais femininas é uma boa estratégia para quem pretende um look elegante. As saias midi são sempre outra opção a ter em conta.

Dentro do género, os modelos variam, o que também permite fazer escolhas em função do estilo pessoal. Há botas com cano alto ou baixo, com solas rasas, tratoradas, chunky ou plataformas. E em várias cores. Preto é a mais vista, se bem que “a maior tendência da estação é o bege”, sublinha Luísa Conti.

Os cordões são característica obrigatória, mas a maioria apresenta fechos laterais que facilitam o uso. Algumas somam ainda correntes como pormenor a marcar a diferença.

Dr. Martens | 219 euros
Seaside | 49,50 euros
Luís Onofre | 448 euros
Guess | 169 euros
Love Moschino | 279 euros
About You | 59,90 euros
Zara | 69,95 euros