Balanças com conta e medida

Xiaomi | 23,99 euros

Ter uma balança que indica, além do peso, a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura e avalia a composição corporal já é acessível.

Por questões estéticas e de saúde, todos querem estar em forma, com os números na balança nas medidas certas. Mas o peso não é o único parâmetro a ter em conta, até porque os corpos são todos diferentes. É importante perceber também a composição corporal, apurando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura.

Os resultados são normalmente aferidos através de um exame de bioimpedância, muito usado em consultas de nutrição e nas avaliações nos ginásios. Mas, atualmente, já se encontram balanças inteligentes para ter em casa a preços acessíveis.

Digitais e intuitivas, mas nem sempre funcionam com a precisão desejada, alerta a nutricionista Andreia Santos. Por exemplo, “há aquelas em que só se colocam os pés o que vai privilegiar o que está nos membros inferiores, enquanto as que só se tocam com as mãos vão medir sobretudo a gordura dos membros superiores. Neste caso, quem ganha mais gordura nas coxas e ancas sai mais favorecida numa medição dessas”, aponta a profissional. “Muitos aparelhos não são muito fiáveis e o ideal são aqueles em que se colocam os pés e as mãos e que, por norma, têm uns elétrodos de lado.”

A nutricionista sugere que se façam pesagens, no mesmo dia, a horas diferentes. Caso os resultados de massa gorda e de massa muscular sejam diferentes, é fácil “tirar as dúvidas sobre a fiabilidade do aparelho”, já que “não é suposto variar a massa gorda no mesmo dia”.

Fazer estas avaliações em casa “pode criar uma pressão extra”, levando a desânimos, que é preciso combater em processos de controlo de peso. Andreia Santos aconselha, por isso, a que se atente só “ao peso”, deixando os restantes parâmetros para interpretar sob orientação de quem sabe.

Ainda assim, os resultados são indicadores e permitem ter uma perceção dos intervalos de referência, o que pode ser útil para uma primeira avaliação. Algumas balanças estão conectadas a aplicações que registam os dados biométricos e o exercício praticado e permitem comparar os progressos atingidos.

Beurer | 29,90 euros
Withings | 150 euros
Tanita BC | 219 euros
Ade | 99 euros
Prozis | 59,99 euros