Ask Why, a marca de t-shirts que aborda tabus

Joana Valadas criou a marca de camisolas sem género Ask Why (Foto: Gerardo Santos/Global Imagens)

T-shirts sem género com frases bordadas à mão por um grupo de avós. Joana Valadas criou a marca Ask Why para falar de tabus com mensagens assertivas.

Não havia maneira de calar a vontade e o frenesim de partilhar o que lhe revolvia os pensamentos. No primeiro confinamento, Joana Valadas, que trabalha na área de recursos humanos, dedicava algum tempo a escrever sobre temas fraturantes nas redes sociais. Racismo, homofobia, sexismo, violência doméstica. “Assuntos considerados tabu na nossa sociedade.” “Já tinha noção de que queria fazer alguma coisa, mas não sabia para onde ia”, recorda.

Decidiu que não iria ficar pelos textos confinados na internet. “Não queria ficar por aí, queria que as mensagens chegassem mais longe.” Resolveu dar-lhes luz, dar-lhes relevo. Percebeu o caminho, o que fazer e, em novembro de 2020, criou a Ask Why, uma marca que “pergunta o porquê de as coisas acontecerem”. São t-shirts sem género com frases no lado do coração. “Não é não!” e “Beijo quem eu quero!” na coleção branca. “Sem ti… Saudade!” e “Beijo quem eu quero!” na coleção preta. Emoções que sente e lutas em que acredita resumidas e estampadas em camisolas.

Não é não porque não se pode aceitar qualquer tipo de violência, seja ela física, verbal, sexual. “Não toleramos, então, vamos afirmar que não é não”, especifica. Beija-se quem se quer porque ninguém tem o direito de questionar a quem dar carinho, amor, afeto. Mensagens sem rodeios para derrubar ideias feitas.

Joana Valadas estabeleceu uma parceria com o projeto “A avó veio trabalhar”, em Lisboa, e são essas avós que bordam à mão as frases nas t-shirts feitas com 100% de algodão orgânico. T-shirts sem género, não confundir com unissexo, avisa. T-shirts para todos. “Sem género, lutar pela igualdade, reforçar a ideia de que cada um pode usar o que quiser.” Do XS ao XL à venda online no website da marca e no Instagram, a 23 euros sem portes de envio.

Joana Valadas quer combater preconceitos e estereótipos, transpor lutas para o tecido. “Para que as pessoas levem as causas ao peito”, diz. Condensar em frases simples, mas fortes, problemas densos que é necessário debater, aprofundar, refletir.

Ao mesmo tempo, cria momentos e histórias com a ligação que estabelece com as avós que cosem, linha a linha, ponto a ponto, as frases das t-shirts da marca portuguesa da cabeça aos pés. Daqui a alguns meses, haverá novidades, provavelmente, um novo acessório de moda. “Não sei o que irá surgir, é incerto, é o que sentir.”

Tudo em aberto, portanto. Sem, no entanto, se desviar do trilho da luta por causas que se podem vestir ao peito para quem as quiser mostrar e partilhar.