Escolhas de Margarida Moreira: as curtas e as ruínas

Anabela Moreira

Escolhas da atriz Margarida Moreira.
.

Adão + Eva: A Experiência

O espetáculo de João Ascenso é criado a partir dos “Diários de Adão e Eva” de Mark Twain. A comédia começa com a expulsão do casal do paraíso e do confronto com o Mundo real fora da alçada de um Deus protetor que lhes permitia ter uma vida perfeita, pelo menos para Adão. Eva, pelo contrário, está desejosa de explorar o Mundo fora dos portões do Éden e começar uma nova vida. Mote perfeito para ver este espetáculo comigo e com o Ricardo Barbosa.

Shortcutz

É uma rede de cinema para curtas-metragens, onde novas gerações de realizadores partilham o seu trabalho. Criada em 2009, veio encurtar distâncias com o público. Presente em 13 localidades portuguesas e em várias cidades do Mundo, as sessões são semanais ou quinzenais e de entrada livre, num ambiente que promove o debate e o contacto entre membros das equipas técnicas e os espectadores. A vertente de competição valoriza e promove estas obras. Vale a pena ver onde existem as Shortcutz mais perto das vossas localidades e entrar.

Lamento de uma América em ruínas

O cinema em casa tem sido uma realidade cada vez mais presente e que muda a forma como o vemos. “Lamento de uma América em ruínas” foi o último que vi e, apesar das críticas menos favoráveis, vale pelas assombrosas interpretações de Amy Adams e Glenn Close. Conta a história de J. D. Vance, baseada no romance escrito pelo próprio, que mostra uma vida de dureza e dificuldades no interior da América, que consegue contrariar o seu destino pela conquista das suas oportunidades e sonhos.