Publicidade Continue a leitura a seguir

Roupeiro organizado, vida facilitada

A reorganização dos roupeiros é importante também para treinar o desapego (Foto: Freepik)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Reorganizar a roupa é essencial para ajudar nas escolhas do dia a dia, mas também para evitar a acumulação de peças desnecessárias. Cabides iguais e dobra vertical são algumas das dicas.

A transição de estação é sinónimo de mudanças e nem a roupa, o calçado e os acessórios escapam. A funcionalidade é a maior vantagem da arrumação sazonal, porque vai facilitar a escolha de vestuário todos os dias.

A dobragem vertical é a solução chave apontada por Bruna Salgueiro. Trata-se de uma técnica de dobra específica que confere estrutura para se aguentarem “de pé”, permitindo que as roupas sejam guardadas na vertical, em vez de empilhadas horizontalmente, com várias vantagens, explica a organizadora profissional. Todas as peças ficam facilmente visíveis. “Se tivermos a roupa dobrada na horizontal, em montes, acabamos por utilizar mais o que está em cima.” Além disso, com este método, ao retirar uma peça, todas as outras ficam intactas.

Optar por cruzetas padronizadas é outra das dicas de ouro de Bruna Salgueiro para que o destaque do armário esteja na roupa e não nos “cabides desalinhados e diferenciados”. A separação por tipo de peça é outra regra que a organizadora pessoal não dispensa. “Os pequenos detalhes na arrumação servem para facilitar a organização e as escolhas no dia a dia.”

A ordem das peças deve seguir a lógica pela qual são vestidas. Bruna Salgueiro exemplifica que, no caso de uma cómoda, a primeira gaveta deve ser para a roupa interior. De seguida, devem ficar as peças para a parte superior, como camisolas, e só depois o que se veste na parte inferior do corpo. O armário deve seguir a mesma estrutura.

A reorganização dos roupeiros é importante também para treinar o desapego, selecionando o que é para doar, vender ou deitar ao lixo. A acumulação de itens que já não são usados, desnecessários, significa ter um armário cheio e usar sempre a mesma coisa, pois não é possível ter visão das peças disponíveis.

A organizadora pessoal aconselha a guardar os objetos da estação que termina em caixas de plástico, para proteger do pó, com sacos de pano com giz no interior, de forma a evitar a humidade e o mofo.

Como dobrar as camisolas

Como dobrar as calças