Aprender tudo e mais alguma coisa sem sair de casa

O famoso “do it yourself” chegou em força com o tempo que começou a sobrar

Os cursos online invadiram a internet à boleia do confinamento. Os típicos de línguas deram lugar a tantos outros. Da cozinha à dança, música, desenho ou escrita criativa. Difícil é escolher.

A pandemia empurrou-nos para casa há um ano e as sugestões de atividades para fazer dentro de portas começaram a inundar a internet. Para quem está farto do confinamento, o melhor é aproveitar para aprender. Online, há cursos de tudo e mais alguma coisa. Pagos e gratuitos. Difícil é escolher.

Na cozinha

A pensar no Dia do Pai, e depois do sucesso que fez com um workshop no Dia dos Namorados, Rita Martins Wessling, que alimenta o Instagram de receitas saudáveis Frau Glória, vai ensinar-nos a preparar um jantar mexicano saudável para o pai. “As minhas receitas são sempre simples, com poucos ingredientes e coisas práticas. O desafio é sempre transformar receitas que podem não parecer saudáveis em opções nutritivas.” Qualquer pessoa, saiba ou não cozinhar, pode fazer o workshop que acontece em direto às 19 horas do dia 19. Aprender a fazer nachos, guacamole caseiro ou chili com carne leva duas horas e custa 12,50 euros. As inscrições podem ser feitas no site fraugloria.pt ou no Instagram. Cada participante recebe a lista de ingredientes e um e-book com receitas.

Para quem quer algo mais elaborado, a Universidade de Harvard tem disponível, até 21 de outubro, o curso gratuito sobre “Fermentação de alimentos: a ciência de cozinhar com micróbios”. Estão presentes em muitos alimentos fermentados, como a cerveja ou o iogurte, e esta formação ensina a usá-los na cozinha e quais os seus benefícios. As aulas podem ser feitas em qualquer altura e, a uma média de duas/três horas semanais, o curso dura 14 semanas.

Em casa até já é possível aprender sobre enologia. Na feverup.pt, há dezenas de cursos online, incluindo um de iniciação à degustação de vinhos, para aprender a apurar o paladar e a reconhecer o vinho pela cor, cheiro e sabor. Basta marcar a data, custa 19 euros e dá direito a diploma. Pelo mesmo preço, também na Fever, há um curso online de 15 horas de cupcakes. E por mais dez euros, um de cozinha vegetariana.

Aprender artes virtualmente

Guitarra e piano são instrumentos que muitos acreditavam só ser possível aprender presencialmente, “para agarrar na mão do aluno, mas a pandemia veio refazer isso tudo”, diz João Rosado, da Musicasa. No site, lançou aulas online de saxofone, bateria, violino, canto, acordeão. “Se um aluno quiser aprender música eletrónica também pode, temos professor para qualquer área.” Há mais de 300 docentes. Uma aula individual de uma hora custa 15 euros. Há alunos inscritos dos quatro aos 88 anos.

No mundo virtual e no que toca às artes, surgem cursos de fotografia, escrita criativa ou ilustração. Na Nextart.pt, podemos inscrever-nos num minicurso de iniciação ao desenho. Quatro sessões por 80 euros.

E, se juntar o útil ao agradável, fazer atividade física enquanto se aprende um estilo de dança, também é possível de olho no ecrã. Na Oeiras Dance Academy, as aulas online em direto incluem 35 estilos de dança e estão disponíveis mais de 110 horários semanais. Da salsa ao kizomba, um livre-trânsito para o mês inteiro custa 60 euros. Mas há vários pacotes: uma aula por semana por 20 euros mensais, duas por 35, três por 49. Também se pode comprar avulso, um pacote de cinco aulas custa 25 euros.

Faz tu próprio

O famoso “do it yourself” chegou em força com o tempo que começou a sobrar. E a fever.pt enche-nos de opções. A começar por um curso online de iniciação à jardinagem vertical, uma solução para trazer para casa os ares da Natureza. Custa 29 euros e tem 25 horas. Por um pouco menos (28,64 euros), há um workshop para aprender a fazer velas aromáticas ou outro de bombas de banho. Funcionam os dois da mesma forma: chega a casa uma caixa com todo o material necessário e depois é só agendar o dia para pôr mãos à obra.

Melhorar competências

Fechados em casa, mas a trabalhar no futuro, também há cursos para melhorar competências cruciais. É o caso de um de Comunicação Persuasiva, na plataforma speakandlead.pt, que ensina truques para falar de forma assertiva, melhorar a argumentação, justificar eficazmente ideias. Está marcado para 20 e 21 de março, das 16 às 21 horas, e custa 70 euros.

No mesmo registo, há cursos que revelam “A Ciência da Felicidade no Trabalho”, com estratégias de inteligência emocional, dicas para aumentar a resiliência ou combater o stress. Está disponível no site edx.org, é promovido pela Universidade da Califórnia. Custa 450 euros e tem a duração de três meses.