Aplicações para uma vida mais organizada

Servem para estabelecer objetivos, priorizar tarefas e conciliar a vida familiar e a profissional. Aplicações que prometem ajudar-nos a ser mais eficientes na gestão do nosso quotidiano este ano.

Um novo ano começa e se antes já era habitual definir novas metas e prioridades, na era da pandemia, do trabalho e ensino remoto e do difícil balanço entre família e trabalho, faz ainda mais sentido. As aplicações (apps) que se seguem prometem ajudar a organizar as nossas vidas, fazer listas e ganhar eficiência.

Bring!

Permite criar as listas de compras (organizando automaticamente por áreas) e partilhá-las com a família, juntar os cartões de fidelidade de várias empresas num só lugar e ter mais variedade nos pratos a cozinhar, já que fornece receitas – e ainda ligar tudo isto à assistente digital. Disponível em Android/iOS. Gratuita.

Plantie – mantenha o foco

Pretende gerir o tempo dos utilizadores para que se concentrem em tarefas específicas sem serem interrompidos. Se for bem-sucedido, vai ver a sua planta ou fruta favorita crescer, numa estratégia que tenta incentivar o foco em tarefas. Disponível em iOS e Android (com a designação Forest). Gratuita.

Trello

A app especialista em listas agrupadas que podemos partilhar com colegas de trabalho, amigos ou família já ganhou vários prémios como app de produtividade e é uma boa ferramenta colaborativa pois está repleta de quadros com tarefas e checklists. Disponível em Android/iOS. Gratuita.

Habitify

Quer cumprir os desafios a que se propôs, criando novos hábitos mais saudáveis? Esta é uma boa app para isso, permitindo selecionar novas rotinas, acompanhar o progresso e exigir a si próprio mudanças positivas. Disponível em Android/iOS. Gratuita.

Revolut

Esta fintech oferece bem mais do que uma app para pagar contas e compras, fazer trading, comprar criptomoedas e ouro ou enviar dinheiro gratuitamente em moedas diferentes. A forma como organiza o orçamento familiar é notável e invejável para qualquer app de banco. Para aglomerar várias contas bancárias no mesmo espaço existe a Dabox, da Caixa Geral de Depósitos. Disponível em Android/iOS. Gratuita.

Evernote

É a app que organiza notas mais completa e popular dos últimos anos e permite adicionar mensagens de voz, anexos ou tirar fotos. Disponível em Android/iOS. Gratuita.

Google Drive

O ecossistema da Google é simples para trabalhar em documentos de forma colaborativa e inclui o Google Fotos, que até junho permite fazer backup automático ilimitado e gratuito das fotos do telefone. Disponível em Android/iOS. Gratuita.