Publicidade Continue a leitura a seguir

Animais mais fortes com dentes saudáveis

Fotos: Freepik

Uma das maneiras de garantir uma boa higiene oral passa pela escovagem dos dentes

Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma higiene oral cuidada ajuda a prevenir o aparecimento de doenças e melhora a qualidade de vida de cães e gatos. Por isso, a escovagem dos dentes deve fazer parte da rotina diária. Há ainda rações que ajudam.

Dentes limpos e saudáveis são aliados na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida e nem os animais de estimação fogem a esta regra. É importante criar rotinas de higiene oral em cães e gatos desde tenra idade. O alerta é deixado por Jorge Ribeiro, diretor clínico do Hospital Veterinário da Universidade do Porto.

“Uma boa higiene oral melhora a qualidade de vida e toda a parte gastrointestinal. Se o animal não consegue mastigar, acaba por engolir a ração inteira. Outra das questões prende-se com o desenvolvimento de patologias com o crescimento bacteriano”, explica.

De acordo com o médico-veterinário, a higiene oral dos cães e gatos é uma preocupação crescente entre os donos, principalmente nas últimas duas décadas. Até porque a “vivência mais próxima” com os bichos conduziu a uma “maior tomada de consciência”. “Se não for por mais nada, a halitose que os animais começam a ter quando têm alguns problemas orais incomoda.”

Uma das maneiras de garantir uma boa higiene oral passa pela escovagem dos dentes. “Os animais comem todos os dias e a ração acumula-se nas reentrâncias dentárias. É isso que depois leva ao crescimento bacteriano e ao estabelecimento da placa de tártaro”, detalha o clínico.

A prática deve fazer parte da rotina diária do dono e do animal. No entanto, para Jorge Ribeiro, se for feita três vezes por semana “já é bastante aceitável”.

Em qualquer caso, a escovagem deve começar em tenra idade e com recurso a escovas e pastas dentífricas apropriadas. “É tudo ensinável. Se formos fazendo isto gradualmente, é o mesmo que eles perceberem que têm de usar trela quando vão à rua”, garante Jorge Ribeiro.

No caso dos felinos, que podem ser menos tolerantes à escovagem, o médico veterinário aconselha como alternativa o uso de rações com “uma consistência diferente” que ajudam a prevenir a formação da placa de tártaro.

* A “Notícias Magazine” tem a decorrer o passatempo Amigos Felizes, uma iniciativa que oferece muitos prémios para os seus patudos.