
Sinónimo de energia e motivação, o amarelo é uma das cores do verão. Sem género e em variados tons, marca visuais da cabeça aos pés.
Quente e luminoso, o verão combina com amarelos vivos como raios de sol ou mais discretos, conforme os gostos e estilos. Até porque o Pantone Color Institute ditou o “Illuminating Yellow” como uma das cores para 2021 para contrariar o lado mais negro da pandemia e despertar boas vibrações. Sinónimo de energia e motivação, como reconhece a consultora de imagem Margarida Ribeiro, “o amarelo puro transmite vitalidade, o amarelo gema transmite sofisticação e o amarelo lima transmite modernidade”, alargando o leque de escolhas.
Sem género, o amarelo chama atenção e, por isso, há muitos que ainda resistem a usá-lo. Especialista em coloração pessoal, Margarida Ribeiro lida com o mito de que uma loira não deve usar amarelos, que refuta. “Uma pessoa com cabelo loiro, com fundo quente e dourado e uma pele com subtom quente (mais amarela no seu fundo), poderá usar os tons de amarelo mais quentes, que será a repetição da sua beleza natural. Tudo vai depender sempre da sua imagem, do seu desejo e do estilo pessoal”, explica.
Numa imagem mais formal, a especialista recomenda que se misture “o amarelo com o cinza, o off-white (esbranquiçado), azul marinho ou bordeaux”. Mas “se quisermos apostar em looks mais criativos”, o desafio é usar com roxo ou cor de rosa, mas escolhendo “tons com a mesma profundidade, ou seja, um amarelo e roxo com a mesma profundidade de cor, claro com claro ou escuro com escuro”. Para quem teme arriscar, a aposta em acessórios pode contornar a timidez, acrescentando cor e vivacidade aos visuais.





