Alternativas ao café que dão energia

O chá de ginseng é uma alternativa ao café, pois estimula a capacidade de concentração e fornece energia

Chás, cacau ou simplesmente água. Há bebidas estimulantes que ajudam a melhorar a concentração e são boas opções para quem não gosta do sabor amargo da bica.

Logo pela manhã ou a seguir às refeições, em casa ou na rua, com calma ou a correr, o café é uma bebida indispensável para milhões de portugueses. Há estudos recentes que indicam que três em cada quatro adultos tomam pelo menos um café por dia. Mas, nem toda a gente aprecia o sabor, e pode não ser a opção mais saudável, sobretudo se consumido em excesso. Para estes casos, há bebidas alternativas que também ajudam a despertar e a dar energia ao longo do dia. Eis algumas sugestões, fáceis de fazer em casa, para substituir o café por completo ou aqueles que anda a beber a mais.

“Há pessoas que não gostam do sabor, mas bebem porque é um estímulo, quando há alternativas igualmente estimulantes”, nota a “health coach” Ana Gomes, sugerindo cinco alternativas ao café. Uma delas é o chá de rooibos, uma planta rica em antioxidantes naturais e vitamina C e que funciona como um estímulo para o sistema nervoso central. Pode ser tomado na sua forma mais natural ou como base de muitos chás aromáticos disponíveis no mercado.

Outra opção é o matcha, um chá feito com a folha do chá verde desfeita em pó, muito consumido na Ásia. Estas folhas têm uma elevada concentração de cafeína, teanina e clorofila, que fornecem importantes antioxidantes ao organismo, mas também aumentam o estado de alerta, melhoram a capacidade de concentração e diminuem a tensão. O chá de ginseng é também uma alternativa ao café, pois estimula a capacidade de concentração e fornece energia. O sabor é amargo, mas Ana Gomes aconselha um pouco de mel, geleia de arroz ou xarope de tâmaras para adoçar. Um cacau quente também traz energia ou simplesmente água, a bebida mais saudável que “ajuda a despertar porque quebra a rotina e evita a desidratação, promotora de cansaço e perda de atenção”. As dicas da autora do livro “Top 5 – as melhores dicas para uma vida mais saudável, sustentável e feliz”, podem ser seguidas em anagomesliving.com.

Outras opções para quem precisa de um empurrão pela manhã, são o guaraná em pó, que contém cafeína e guaranina e pode ser tomado com água quente, e o chá de canela e gengibre. Estas duas especiarias são termogénicas, ou seja aceleram o metabolismo. Também o “chai indiano”, que combina os sabores da canela e do gengibre, com noz-moscada e pimenta-do-reino, funciona como estimulante da criatividade. Mas, tal como o café, o efeito dos chás e outras bebidas estimulantes varia de pessoa para pessoa. As grávidas e os doentes cardiovasculares devem ter cuidados especiais e, mesmo as pessoas saudáveis, não devem consumir estas bebidas em excesso.