Wopke Hoekstra: “Vocês, países do sul, não sabem poupar”

O ministro das Finanças da Holanda foi notícia devido às posições que tomou sobre a resposta económica que a União Europeia deveria adotar perante a Covid-19 (Ilustração: Mafalda Neves)

Esta semana, nestas entrevistas que nunca fiz, o nosso convidado é o ministro das Finanças da Holanda, hrefoqcçjudpqi. Espera, não é assim que se chama. É u0wqxrqeudreid. Também não. É Wopke Hoekstra. Vocês têm sempre nomes que dão a sensação que foi um gato que saltou para cima do teclado. Já o anterior, que era feito da mesma cepa que o senhor, também tinha um nome que gastava meio teclado.
Não embirre com os nossos nomes, faz favor. Respeite os nossos costumes.

Ui, que ele está tão sensível. Quer dizer, para acusar os espanhóis de não terem massa para lidar com uma coisa tão previsível como uma pandemia mundial, é na boa. Uma pessoa goza com os vossos nomes e fica logo ofendido.
Eu já pedi desculpa.

Não chega. Vocês têm a mania de dar lições de moral. Eu já disse uma vez: Amesterdão é como a Volta a França em bicicleta, um monte de drogados a andar de bicicleta.
Tenha respeito.

O seu antecessor acusou-nos de gastarmos tudo em mulheres e vinho. Mas depois vai-se a ver e quem é que tem uma rua com mulheres à venda em montras? Quem é que produz e vende cerveja para caraças?
Eu só acho é que vocês, países do sul, não sabem poupar.

Não sabemos poupar, porque as nossas poupanças vão todas para o paraíso fiscal que é a Holanda. As nossas maiores empresas pagam impostos no seu país. Se calhar foi uma empresa portuguesa que lhe pagou esse seu fato. É repugnante que exista um paraíso fiscal dentro da União Europeia.
Nós temos as nossas regras.

Têm a mania que são espertos. Estou para ver, quando o mar começar a subir e vocês tiverem que construir mais diques para a Holanda não ficar do tamanho de Albufeira, a quem é que vão pedir massa.
À União Europeia.

Qual União Europeia, a que vocês estão a tentar rebentar? Nessa altura, o melhor que têm a fazer é comprar boias para todos, daquelas com flamingos. Mania que são os maiores. Não fosse aquele puto gordo que meteu o dedo no buraco do dique e vocês já nem existiam.
Os Países Baixos são um grande país.

Isso é uma contradição. Não consigo perceber. Um país onde anda tudo a fumar charros e depois andam sempre tão irritadiços. Ao menos a malta da Jamaica está sempre na boa.
Tem um bocado razão. Tome lá o meu cartão.

Quero lá o seu cartão para alguma coisa?! Já sei que é o ministro das Finanças da Holanda.
Não é para isso, é para me fazer um filtro.

Muita indignação e pouca empatia

Wopke Hoekstra foi notícia devido às posições que tomou sobre a resposta económica que a União Europeia deveria adotar perante a Covid-19. O ministro das Finanças da Holanda indignou, entre outros, o primeiro-ministro português, António Costa, pela forma como se opôs à solução de emissão de títulos de dívida europeus, defendida por países como Itália, Espanha e Portugal. Cinco dias depois, e após ter sido alvo de diversas críticas, Hoekstra reiterou a posição da Holanda, mas assumiu que havia revelado pouca empatia com os países do sul da Europa no atual contexto.