Vestidos vintage, leves, ousados

O aproximar do verão pede vestidos longos com tecidos fluidos, coloridos e com padrões. Quando conjugados com os acessórios certos, servem para todas as ocasiões.
As peças da marca lisboeta Flausinas podem ser adquiridas na loja online

Entre regressos que surpreendem e sugestões que permanecem, o que não falta é muita cor e materiais frescos. Sónia Cristina Paiva, consultora de imagem, sublinha que, para o tempo quente, se querem vestidos “compridos ou midi, coloridos, com padrões florais, detalhes nos ombros, punhos e muito tecido”. As camadas de pano leves são uma das apostas para os vestidos de primavera-verão, por conferirem uma “sensação de volume sem peso. Deve-se ainda usar e abusar das camadas e dos folhos, uma tendência capaz de conferir um toque de elegância a qualquer look”. Os estampados que se mantêm são os convencionais, do padrão animal às flores, mas surgem igualmente novas tendências. “O padrão tropical está em alta, com folhas de palmeira, ananases, hibiscos e flores exóticas, não só em tecidos opacos como também esvoaçantes, valorizam os vestidos nas noites de primavera. O clássico estampado vichy e as bolinhas também estão de volta, tanto em vestidos como em saias e tops.”

Se não quiser nem conseguir optar por apenas um padrão, na Flausinas há exemplares com a junção de dois. A marca de Inês Risques nasceu em 2017 e apresenta uma proposta em que diferentes combinações de desenhos tornam cada vestido numa peça singular. “O nosso conceito é assente num vestido feito às metades, independentes e todas iguais, em que as costuras foram substituídas por fechos que se unem e separam, possibilitando infinitas combinações.” As regras não são levadas muito a sério. “Adoramos dar nas vistas.” A estação mais quente também traz à Flausinas a tendência das peças compridas, entre outras novidades. “Em termos de vestidos, vemos os compridos casual chic como uma tendência, onde facilmente se trocam uns ténis por saltos altos sem mudar de Flausinas. Temos uma novidade muito especial este verão: vamos apresentar pela primeira vez versões para criança, em que mãe e filha poderão agora combinar.” As peças da marca lisboeta podem ser adquiridas na loja online.