A pandemia que mudou o Mundo terá também impacto na icónica Black Friday, agendada para a última sexta-feira de novembro (27). Para evitar ajuntamentos e imagens rocambolescas como as de outros anos, com densas multidões e loucas correrias pelas lojas, a ideia é estender as promoções por vários dias. Até porque é preciso compensar as quebras de faturação que a covid trouxe.
Cortesia dos polícias de “Philly”
O termo Black Friday, aplicado a este contexto, terá sido adotado algures nos anos 1960 pela polícia de Filadélfia. Com esta designação, as forças de autoridade referiam-se aos congestionamentos gigantescos ocorridos nesse dia, em que os americanos aproveitavam a “ponte” do feriado de Ação de Graças para se precipitarem para as lojas e iniciarem as compras natalícias.
80,1 euros
O valor médio gasto por cada cartão bancário na Black Friday do ano passado, em Portugal. As compras online representaram 10,4% do total. Os supermercados e hipermercados lideraram o top dos setores com maior número de compras.
Quebras nas vendas
Segundo dados da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, em 2020 a quebra das vendas face ao ano passado oscila entre os 30% e os 40%. A covid, claro, está na base dessa redução.
“Nesta evolução de consumidores para utilizadores, com todo o respeito por quem promove os ‘Black Fridays’ da vida, eles são, de facto, um contrassenso (…), um expoente máximo e negativo de uma sociedade capitalista.”
João Pedro Matos Fernandes
Ministro do Ambiente e Ação Climática, após a Black Friday do ano passado
O repetido apelo da APED
Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, garantiu, em declarações ao “Jornal de Negócios”, que este ano os retalhistas optarão por “transformar a Black Friday em vários ‘black days’” e voltou a apelar ao Governo para que as restrições à lotação das lojas (cinco pessoas por cada 100 metros quadrados) sejam revistas.
57 processos de contraordenação
Instaurados pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) durante a última Black Friday. Todos os anos repetem-se os alertas relativos a subidas artificiais de preços para as promoções parecerem mais apetecíveis.