Um Natal à prova de bichos

Animais mais tímidos e assustadiços devem ter acesso a um local onde se possam refugiar

O pinheiro, as decorações e a comida são uma verdadeira tentação para cães e gatos. Para que tudo corra bem, há que tomar alguns cuidados.

O Natal é uma das quadras mais festivas do ano. Há mais pessoas em casa, uma maior azáfama, decorações por todo o lado, os presentes debaixo do pinheiro, sem falar na comida deixada muitas vezes livremente em cima da mesa. Alterações nas rotinas e no ambiente familiar que podem ter impacto no bem-estar e na saúde de cães e gatos.

“Os gatos, principalmente os mais novos e os mais curiosos, têm um especial fascínio pelo pinheiro, pelas luzes a piscarem e pelos enfeites”, diz Joana Monteiro, médica na Clínica Veterinária S. João, em São João da Madeira.

Alguns trepam à árvore para brincarem com as luzes e mordiscar o fio e as decorações. Além de haver o perigo de o pinheiro cair, há também o risco de o gato se magoar, de engolir os ornamentos mais pequenos ou de apanhar um choque elétrico. O mesmo se aplica aos presentes. O colorido dos embrulhos e as fitas são uma verdadeira tentação para cães e gatos, que podem entreter-se a mordê-los e a mastigar o papel. Para evitar acidentes, é importante limitar-lhes o acesso a estes locais ou mantê-los sempre vigiados.

Para os cães, a tentação principal é a comida, que nesta altura do ano é em maior quantidade e mais variada. “Se o cãozinho pede, e chora, há sempre alguém que lhe dá um bocadinho”, refere Joana Monteiro, acrescentando que “o dia 26 é dia de cão doente”. “Já atendi, inclusive, um cão com uma espinha de bacalhau espetada na garganta.”

Animais mais tímidos e assustadiços devem ter acesso a um local onde se possam refugiar e no qual estejam os seus brinquedos, água e comida. Isto é especialmente importante no caso de haver fogo de artifício. São momentos que causam muito stresse a gatos e cães (estes podem ladrar insistentemente por causa do medo) e que podem ter consequências graves em animais epiléticos. A médica veterinária avisa que o tão falado truque de enrolar uma toalha à volta do corpo do cão não tem qualquer eficácia: “É um mito”.

Conselhos práticos

– Dificulte o acesso ao pinheiro do Natal e aos presentes;

– As decorações devem ser em material inquebrável e de um tamanho que o seu animal não as consiga engolir;

– As velas devem estar num local em que o seu animal não as alcance, pois há o risco de ele se queimar ou de as derrubar e provocar um incêndio;

– Algumas plantas típicas deste ano, como o azevinho, são tóxicas;

– Não lhe dê comida da sua. Chocolates (sobretudo preto) e frutos secos são absolutamente proibidos;

– Arranje um local calmo onde o seu cão ou gato se possa refugir para que não fique stressado.