Conheceram-se há uma década num programa de apoio a desempregados, em Santa Maria da Feira, e sonhavam mudar o Mundo. Cada um à sua maneira. Rosa Silva queria criar dinâmicas sociais e culturais numa comunidade para que, um dia, caminhasse sozinha. Ricardo Fonseca pensava abrir um café de gatos, quando ainda não se falava nisso no país. Nada avançou. “Éramos os sonhadores de serviço”, lembra Rosa. Reencontraram-se dez anos depois, juntaram ideias e ideais e esboçaram um projeto que acabaria por ficar em banho-maria por força da pandemia. Depois do confinamento, reformularam tudo e fizeram-se ao caminho.
U Did It! é uma marca de produtos e ideias, junção de dois sonhadores, que desenham t-shirts, criam e desenvolvem marcas, trabalham a imagem e cuidam da comunicação do que já existe, pensam eventos e momentos – como a imagem de uma pastelaria, a sinalética de um museu, vídeos promocionais de publicações online. A vontade de mudar o Mundo não esmoreceu.
“Vestimos conteúdos, vestimos ideias. Descobrimos valor onde outros veem banalidades”, refere Rosa Silva. “Queremos que nos desafiem e nós respondemos”, diz Ricardo Fonseca.
O produto de lançamento é uma peça de roupa. T-shirts com poemas de Florbela Espanca, Octavio Paz, Vergílio Ferreira, Saúl Dias. T-shirts com rostos feitos de traços lineares, manifestos para resistir aos embates. T-shirts que formam a coleção Hashtag People com ilustrações que mostram a imensidão de personagens que as redes sociais permitem. A crítica social também mora aqui.
É uma dupla de criativos que respeita o diálogo e a partilha de impressões. “É um projeto muito belo que celebra a superação humana”, frisa ele. “Seguimos a intuição, as coisas acontecem, as pessoas gostam”, acrescenta ela.
Rosa Silva foi repórter de rádio, autora de várias pesquisas ligadas ao património humano e histórico, e está a estudar Ciências da Comunicação – Jornalismo, Assessoria e Multimédia. Ricardo Fonseca é designer, ilustrador, artista plástico, licenciado em Design de Produto e Design Industrial, com curso de especialização tecnológica em Design de Calçado.
A U Dit It! tem montra online e o nome condensa quase tudo ao lembrar-lhes, a cada momento, as suas lutas e superações e o que ainda são capazes de sonhar e de concretizar. Rosa e Ricardo alinhavam novos artigos para apresentar num futuro próximo.