Tops em croché frescos e cheios de graça

Calor rima com peças leves e originais. E nada como um bonito top em croché para compor visuais com notas de romantismo, fruto de uma arte cheia de tradição. Escusado será dizer que a moda é cíclica e que, por isso, a tendência não é novidade. Mas a verdade é que reconquistou as adolescentes e está em destaque neste verão. “É por fases”, reconhece Paula Pinto, proprietária do espaço Caxemira, em São João da Madeira, onde vende algodão e ensina a transformar os fios em vestuário. “Aparecem para comprar material para as mães ou as avós fazerem, mas também há quem queira aprender.” Durante o confinamento, “as pessoas perceberam que é bom ter um hobby”.

A pandemia ainda limita os convívios. Porém, a vaidade impera nas férias, que chegaram mais tarde, mas são para aproveitar em pleno e com estilo. Não há festivais para desfilar modelos e posar para o Instagram. Por isso, as idas à praia ou as saídas até uma esplanada são pretexto para usar a peça de eleição.

Tops feitos com fios “100% algodão ou em bambu” revelam ser a opção ideal, pois “são mais maleáveis, fresquinhos e duráveis”, aconselha Paula Pinto. Nas lojas, há propostas variadas: crus ou coloridas, curtas ou compridas, e com texturas que combinam com calções, calças de ganga ou sarja ou saias de todos os comprimentos. Depois, é usar e abusar de acessórios (colares, pulseiras e lenços), que darão o remate final, de acordo com o gosto pessoal.

De aspeto artesanal, os tops espelham naturalidade, mas também sensualidade. As mais magras podem arriscar nos mais trabalhados, enquanto os modelos de frente única valorizam as mais curvilíneas. A maioria usa-os sem sutiã. Quem não conseguir deve optar por sugestões com copa que emprestam maior suporte e bem-estar.

Os crop tops, que deixam a barriga à vista, são os mais usados. As regras sugerem que se conjuguem com partes de baixo de cinta mais subidas, pois alongam a silhueta e não evidenciam em demasia a zona abdominal. De resto, basta descontração para assumir algum atrevimento e vincar o próprio estilo.