
São pintados à mão por artesãos vietnamitas que lhes dedicam cem dias. Só há 40 de cada design. A Côco Gin, uma nova marca de luxo, quer agora dedicar-se a mostrar o melhor de Portugal.
Quando a brasileira Lucila de La Bédoyère começou a experimentar o design, numa brincadeira, ainda ela vivia em Londres, estava longe de imaginar transformar o dom numa marca. É formada em Comunicação e trabalhava numa agência criativa. Mas o marido, o francês Ludovic, deu-lhe o empurrão que faltava. Os dois lançaram a Côco Gin, marca que produz artigos de luxo, como tabuleiros pintados à mão em laca, que recuperam a hospitalidade à moda antiga. Só há 40 unidades de cada design, que celebra personagens marcantes da História.
Lucila e Ludovic mudaram, há cinco anos, a morada para Portugal, o país que reunia as duas coisas que queriam: qualidade de vida e tradição. E puseram mãos à obra. “Já era apaixonada pela cerâmica, porcelana, cestaria, bordados, rendas. Estudei cá e na faculdade namorava essas peças portuguesas.” Na capital, Lucila encontra a inspiração. “A nossa paixão é a arte de bem receber e o tabuleiro representa perfeitamente a vida de um anfitrião. É uma peça versátil, serve para receber, de decoração, como mesa, objeto de arte.”
Foi numa viagem ao Vietname que descobriu a fábrica da Hermès, “com artesãos que mantêm viva uma tradição de séculos, a arte da laca”. É aí que nascem os tabuleiros. Há quatro modelos. Os desenhos pintados à mão são composições de Lucila, com base em ilustrações científicas do século XVIII. Há um com um mapa celestial, inspirado em Tycho Brahe, o excêntrico astrónomo dinamarquês, outro com um labirinto, que reflete o estilo boémio da marquesa Luisa Casati. Obrigam a mais de 20 camadas de laca e cada um leva cem dias a ser produzido. É item de colecionador, todos são numerados, e já se podem comprar online (www.cocogin.com). Rondam os dois mil euros.
Mas o casal quer “dar a conhecer o made in Portugal”. Descobriu um ateliê em Lisboa onde produzem suportes em latão puro para os tabuleiros. E não faltam ideias a Lucila. “Isto é só o começo. Queremos mostrar o que Portugal tem de melhor.” Em 2021, vai lançar uma coleção de porcelana e jogos de jantar, pelas mãos de artesãos de Castelo Branco.
