Som das abelhas salva elefantes da morte

Apesar do tamanho dos elefantes, o seu grande medo são os insetos (Foto: Egor Kamelev/PxHere)

A Índia é apontado como o país com maior número de elefantes a viver em liberdade no Mundo. Os últimos dados estimam que haja quase 30 mil paquidermes à solta pela natureza. Por isso, não é de estranhar que, de vez em quando, a convivência entre animais e pessoas acabe por resultar em episódios dramáticos. Um deles costumava acontecer quando os elefantes caminhavam sobre os trilhos dos comboios.

Em 30 anos, 266 espécimes morreram devido a acidentes ferroviários, em todo o país. Em Bengala Ocidental, só entre 2013 e 2018, 30 animais foram atingidos por comboios. Para solucionar o problema, a Divisão Ferroviária de Moradabad instalou caixas de som com o barulho constante do zumbido das abelhas. A justificação é simples. Apesar do tamanho dos elefantes, o seu grande medo são os insetos.

As primeiras caixas foram instaladas no troço que atravessa o Parque Nacional Rajaji, há quase dois anos. Até agora, mais 50 caixas de zumbidos foram colocadas noutras ligações. O som é acionado alguns minutos antes de o comboio chegar às estações e pode ser ouvido pelos elefantes até 600 metros de distância. E não é que tem resultado? Desde que os sistemas foram instalados nunca mais houve acidentes nessas zonas.

Além disso, as autoridades puseram outras ações em marcha para evitar que mais elefantes morressem. Colocaram cercas elétricas perto das linhas para diminuir a passagem dos animais; reduziram a velocidade permitida pelas composições ao chegarem aos locais mais suscetíveis de acidentes e passou a existir mais comunicação com as autoridades florestais.