Marcas reforçam aposta em chupetas respiráveis, que respeitem a arquitetura da boca do bebé e acalmem a necessidade de sucção.
A máxima de que a necessidade aguça o engenho tem norteado a veia empreendedora de Mónica Albuquerque, 37 anos. Foi por passar muito tempo com as três filhas pequenas que em 2014 decidiu abrir a Maria do Mar, loja online para crianças. Com as chupetas o princípio foi mais ou menos o mesmo. Mónica teve entretanto dois filhos e as únicas chuchas de que gostava eram as da MAM baby. “Só que na altura tinha de dar a volta ao Mundo e três pinotes para as encontrar.”
Vai daí, mexeu os cordelinhos para começar a vendê-las na sua loja, cujo raio de produtos se tinha aberto à puericultura. A preferência pela marca austríaca não se alterou. “Continuamos a aconselhar essas chupetas, com base no que nos transmite o nosso comité médico. Desde logo por serem 60% mais finas na zona onde a boca fecha, permitindo que o bebé faça menos pressão para agarrar a chupeta.”
Mas escolher a chupeta ideal está longe de ser tarefa simples. Até pela infindável variedade de opções. Daí que perceber as tendências possa ser uma ajuda. A Chicco, marca italiana com lojas em todo o Planeta, orgulha-se de ter a chupeta número 1 em toda a parte. Segundo Rita Pereira, gestora de marketing e relações médicas da Artsana Portugal, a Physio Soft vendeu, em 2019, 230 mil unidades no nosso país e mais de 2,5 milhões no Mundo.
Um sucesso que se deve, em grande medida, à tetina PhysioformaTM, “tecnologia exclusiva de todas as chupetas Chicco”. “São as únicas chupetas no mercado que possuem uma tetina que, além de respeitar a arquitetura da boca, se preocupa com a respiração do bebé”, realça a responsável.
Já a Bebé Confort destaca a chupeta Physio Air Confort. Nas palavras de Pauline Nutier, gestora de marketing, “foi concebida para responder ao reflexo de sucção inato e vital dos bebés, graças à sua tetina especialmente projetada para acalmar a necessidade de sucção natural”.
Por sua vez, a Philips Avent lançou recentemente a Ultra Air Night, uma chupeta que “além de favorecer um desenvolvimento oral saudável, apresenta quatro orifícios amplos, desenhados para uma maior ventilação no rosto do bebé”. Ah, e brilha no escuro.