Sexo: a menstruação não tem que ser uma dor de cabeça

sexo

Não precisa de abrir mão do sexo quando está com o período. A atividade sexual durante a menstruação pode ser ainda mais excitante do que noutra altura do mês.

É seguro fazer sexo com o período? Será que o meu parceiro vai gostar? São as perguntas mais frequentes que as mulheres fazem quando o sexo e a menstruação se misturam.

“Se o casal se sente confortável para continuar a ter relações sexuais durante o mês todo, não tem que fazer uma pausa na altura da menstruação”, disse à Health a médica assistente do Centro Médico para a Sexualidade Feminina de Nova Iorque, Tara Ford.

Se tem dúvidas em relação ao assunto, então este artigo é para si.

Não há problema

“É algo natural e seguro para ambos”, diz Ford. Para evitar as manchas nos lençóis, opte por colocar uma toalha na cama ou experimente ter relações no chuveiro. Não se preocupe se vir alguns fluxos menstruais mais escuros, depois do sexo. São apenas as células mais velhas que estão dentro do útero.

A mulher pode gostar mais

“Algumas mulheres dizem que se sentem mais excitadas e sensíveis quando estão com o período”, afirma a médica assistente. No entanto, a excitação difere entre todas as mulheres. Para algumas, o período funciona como um estímulo sexual, para outras a vontade de praticar a atividade sexual é nula. O fluxo menstrual pode servir como um “lubrificante extra” durante o sexo, podendo aumentar o prazer.

…E o homem também

Cada casal é diferente e alguns estão mais abertos a ter relações sexuais nesta altura do que outros. As mulheres não devem presumir, à partida, que o parceiro vai rejeitar a ideia. “A boa comunicação entre o casal pode levar a um ótimo sexo a qualquer altura do mês”, diz Ford.

Reduz o fluxo menstrual

“O preservativo feminino pode ajudar a reduzir o fluxo menstrual durante o sexo”, afirma Ford. Se não se sentir confortável use o preservativo normal, de modo a facilitar a limpeza do parceiro. A posição de missionário pode limitar o fluxo sanguíneo. Experimente.

Existem mais opções

Não deixe que a menstruação seja uma desculpa para fugir aos encontros sexuais. O casal pode satisfazer-se, mutuamente, sem que exista penetração.

Proteja-se

“Em alguns casos, o período pode durar mais de uma semana e, às vezes, a ovulação da mulher pode sobrepor-se à menstruação”, explica Ford. O período não previne a gravidez, nem as doenças sexualmente transmissíveis. É durante a menstruação que o colo do útero corre um maior risco de infeção.