Seis conselhos para proteger a casa das armadilhas do Natal

Esta é a época do ano em que o ambiente e a decoração da casa sofrem mais alterações. O que pode ser um problema para a segurança dos mais pequenos: árvores de Natal mal presas, luzes decorativas à mão de semear, fitas e sacos esquecidos no chão e muita gente em movimento são mudanças que podem criar condições para acidentes. Ficam os conselhos para os pais tornarem a casa mais segura nesta quadra.

Quem tem filhos pequenos sabe o quebra-cabeças que é repensar a segurança em casa assim que eles começam a gatinhar ou dão os primeiros passos. Para o bebé, tudo é um brinquedo e a curiosidade natural, aliada à falta de noção do perigo, tornam a prevenção obrigatória.

Tomadas elétricas, escadas, móveis pontiagudos ou toalhas penduradas com objetos pesados em cima são apenas algumas das preocupação para os pais, que tentam reorganizar a casa para lhes tirar o perigo do caminho.

Mas, no Natal, há muita coisa nova e diferente lá em cada e a segurança das crianças pode ficar comprometida. Siga a checklist de segurança que reúne conselhos e alertas de organizações como a APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil, a Direção-Geral do Consumidor e a Academia Americana de Pediatria.

OPERAÇÃO ÁRVORE DE NATAL

Se comprar uma árvore artificial, verifique se o material é anticombustão. E, natural ou artificial, coloque-a sobre uma base estável e bem presa, para evitar que caia em cima da criança se ela lhe mexer. Os enfeites devem ser inquebráveis para diminuir o risco de cortes se caírem no chão e não devem ser demasiado pequenos, evitar risco de ingestão se a criança conseguir alcançá-los. Cuidado também com sprays para simular a neve: se os usar na árvore não deixe a lata esquecida.

PLANTAS BONITAS MAS VENENOSAS

Algumas plantas usadas para fazer decorações de Natal, como o azevinho e a estrela-de-natal, são apelativas para as crianças por causa das bagas e das pétalas coloridas. E para os mais novos conhecer um objeto passa por o pôr na boca, havendo perigo de intoxicação, já que algumas espécies são venenosas. Se usar plantas destas para dar um ar de Natal à casa coloque-as em sítios altos. Se quiser tê-las numa mesa baixa, opte por imitações de seda. para os pais, que tentam reorganizar a casa para lhes tirar o perigo do caminho. Mas, no Natal, há muita coisa nova e diferente lá em cada e a segurança das crianças pode ficar comprometida. Siga a checklist de segurança que reúne conselhos e alertas de organizações como a APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil, a Direcção-Geral do Consumidor e a Academia Americana de Pediatria.

ILUMINAÇÃO DECORATIVA

Verifique se as luzes da árvore estão em bom estado de conservação – dois maus indicadores são a sensação de formigueiro na mão quando as liga ou um zumbido de fundo. Desligue-as à noite e quando sai de casa. Se a criança já gatinha e ainda não percebe bem instruções, o melhor é passar à frente nas luzes de Natal este ano ou garantir que ela não lhes toca. Tenha também cuidado com velas, tanto pelo risco de queimadura direta como pelo perigo de incêndio, se tombarem. Afaste-as do alcance dos miúdos e também de materiais como cortinados.

MIÚDOS FORA DA COZINHA

Em dias de festa, há muita gente em casa a circular de um lado para o outro, e a porta de rua está sempre a abrir e fechar. Fique de olho nos miúdos. As duas preocupações devem ser, por um lado, evitar que eles aproveitem uma porta aberta para escaparem para a rua, sem ninguém dar conta, e, por outro lado, mantê-los afastados da cozinha, onde há forno quente, pratos com coisas na ferver de mão em mão, muita loiça a passar-lhe por cima da cabeça e demasiado movimento para conseguir garantir que nada cai em cima deles.

OPERAÇÃO BRINQUEDOS E EMBRULHOS

Cuidado com embrulhos, embalagens, sacos de plástico, fitas e pequenos objetos decorativos, hoje muito usados nos embrulhos de Natal que, depois, ficam pelo chão. Também isto são brinquedos para as crianças pequenas (elas às vezes ligam mais às embalagens do que ao presente lá dentro) e são um risco tanto de asfixia como de quedas. Garanta também que brinquedos oferecidos são adequados à idade e não têm, por exemplo, peças soltas pequenas. Importante: não deite fora as instruções, guarde-as para ver o que o fabricante diz do produto e da segurança de utilização. Faça uma inspeção ao brinquedo antes de o dar à criança.

DE OLHO NO QUE VEM DE FORA

Os convidados para a festa trazem, por vezes, coisas que não costumam existir em sua casa. Fique atento, por exemplo, a caixas de medicamentos ou maços de cigarros e isqueiros pousados em mesas baixas ou em sítios à mão dos mais pequenos. Se a festa for em casa de familiares, tente olhar em volta com olhos de ver quando chega, de forma a perceber para onde a criança não pode ir. E se o anfitrião tiver cães ou gatos, garanta que não são animais agressivos e que estão habituados a crianças, antes de deixar os seus filhos brincar com eles.