Susana Romana

Rui Pinto, António Costa e a Ordem dos Médicos


Semana cansativa para António Costa, que depois da chatice com a entrevista ao “Expresso” tem passado os dias a ver se todos os eletrodomésticos em seu redor estão no On ou no Off. Nunca se sabe para quem manda o micro-ondas informação de que aqueceu demasiado os restos de jardineira.

(Foto: João Relvas/Lusa)

Em causa está um comentário negativo sobre médicos ligados a Reguengos. Depois de uma reunião com a Ordem, o primeiro-ministro considerou os problemas “sanados”. Mas afinal a celeuma não estava nada curada – levou só com um penso rápido mal colado. Curiosamente, como se fosse o tratamento a um velhinho no lar de Reguengos.

É que o bastonário dos Médicos fez aquela coisa de não responder logo e vir para casa ter uma discussão imaginária enquanto se está no duche. Vai daí, mandou no dia seguinte uma carta a algumas redações na qual diz que, cá fora com os jornalistas, Costa não foi fiel ao que disse no encontro. Parece-me que Miguel Guimarães tinha tido bom remédio: era gravar a reunião e pôr o vídeo a circular, claro.

Entretanto, o “Expresso” está a fazer uma investigação interna para perceber como é que o vídeo “off the record” se tornou público. A bandalheira foi tal que não ter ido parar ao Tik Tok foi uma sorte. A esta hora já havia a versão com o Kapinha.

Rui Pinto chamou 45 personalidades para testemunharem no caso Football Leaks, entre elas Edward Snowden, Jorge Jesus e Bruno de Carvalho. Não li a lista toda, mas espero que também lá estejam a Rainha de Inglaterra, o Freddie Mercury e a Power Ranger cor-de-rosa. Se é para pedir, que seja à grande.

(Foto: Ferenc Isza/AFP)

Messi estará de saída do Barcelona, apelando à cláusula de rescisão unilateral presente no seu contrato. Estão ainda a ser discutidos números entre ambas as partes, mas acho que o número mais relevante aqui foi mesmo os 8-2 que os espanhóis levaram do Bayern de Munique.

(Foto: Quique Garcia/EPA)

O problema da tal cláusula é que só pode ser ativada no fim da época, e, com toda esta confusão da pandemia, o clube e o jogador não se entendem sobre quando é que isso foi exatamente. O contrato fala em junho, mas o argentino alega que na prática só acabou agora. De facto a covid-19 baralhou a noção de tempo a toda a gente. Para mim, por exemplo, são sempre oito da manhã em março, daí estar sempre com o mesmo pijama do Snoopy e alimentar-me a Chocapic.

O opositor de Putin, Alexei Navalny, foi envenenado, segundo diagnóstico feito por laboratórios independentes na Alemanha. Acho essa polémica uma injustiça. Putin estava só a garantir que o seu rival ficava esquelético neste verão, contribuindo assim para o seu biquíni body mesmo pós-enfardanços da quarentena.

(Foto: Sergei Ilnitsky)