Rúben Amorim: “A pressão no Sporting é menor do que no Braga”

Rúben Amorim é o novo treinador do Sporting Clube de Portugal (Ilustração: Mafalda Neves)

Esta semana o nosso convidado é Jürgen Klopp.
Não.

Como não?! Disseram-me que era um dos treinadores mais caros do Mundo.
É verdade, mas eu sou o Rúben Amorim, treinador do Sporting Clube de Portugal.

Mas o Sporting não era aquele clube que estava sem dinheiro? Eu ouvi dizer que pagaram dez milhões por si.
E três milhões por ano de ordenado.

Ena!
É o Sporting a criar excêntricos todos os meses! Eu até me ri quando o presidente do Braga me pôs uma cláusula de rescisão de dez milhões de euros. Eu ainda nem sequer tenho o curso de treinador.

Isso no Sporting não é importante. O anterior também não tinha o curso. E o presidente é um médico militar. Qual acha que vai ser a sua maior dificuldade?
Perceber o que o presidente diz. Ele troca os verbos todos. Tenho de pedir ao Paulinho para o traduzir.

Mas acha que valeu a pena assinar pelo Sporting? Parecendo que não, ao passar do Sporting de Braga para o Sporting de Portugal desceu logo um lugar na classificação do campeonato.
Mas a pressão no Sporting é menor.

Menor?!
Sim. O estádio tem menos gente, e em Braga ainda há adeptos que acreditam que podemos vencer um campeonato. No Sporting, já ninguém pensa nisso.

Pois. E o que acha disto de agora os jogos, devido ao Corona, passarem a ser jogados à porta fechada?
No meu caso acho ótimo. Já não conseguia ouvir aqueles assobios que eles põem na instalação sonora quando as claques começam a mandar o presidente para vários locais menos apropriados.

Mas deve ser triste ver o estádio às moscas.
Eu gosto. Não apanho trânsito e tenho mais tempo para chegar a casa e ir ver o meu Benfica.

Você é doente do Benfica?
Desde pequenino. O Sporting sempre foi o meu… Aliás, para vestir a camisola do Sporting tive de tomar um anti-histamínico. Que aquilo dava-me uma alergia e uma comichão que não aguentava. Fiquei cheio de bolhas.

Isso deve ser terrível.
Sim. Mas já arranjei uma solução – equipo-me todo à Benfica por baixo.

Isso é bonito.
E nos treinos digo aos jogadores, esforcem-se, corram pelo campo como se fossem papoilas saltitantes. É uma chama imensa, isto de ser treinador do Sporting.

À sexta será de vez?

Rúben Amorim é o novo treinador do Sporting, depois de os leões terem pago dez milhões de euros, a cláusula de rescisão, para que o técnico se pudesse desvincular do Sporting de Braga e assinar pelo emblema de Alvalade.
Desde que Frederico Varandas assumiu a presidência, em setembro de 2018, o Sporting conheceu seis treinadores – José Peseiro, Tiago Fernandes (interino), Marcel Keizer, Leonel Pontes (interino), Silas e Rúben Amorim -, os últimos quatro na presente temporada.