Roupa usada, roupa reutilizada

A ideia partiu de Camila, designer gráfica, licenciada em Artes Digitais e Multimédia, e de Daniela, licenciada em Direito, ligada a um projeto online (Foto: Leonel de Castro/Global Imagens)

Retry é uma plataforma online que compra e vende roupa em segunda mão. Para incentivar o consumo sustentável, para escoar o fundo do armário. Uma nova vida sem sair de casa.

Camila Moutinho e Daniela Oliveira são amigas, conheceram-se na faculdade, sempre trocaram roupa. A ideia de um projeto em comum nunca as largou, nunca deixou de fervilhar. No ano passado, no jantar de Natal anual entre amigos, a vontade veio ao de cima, desta vez com mais força. No início deste ano começou a ganhar contornos e em maio a Retry via a luz do dia, com roupa, calçado e acessórios de homem e mulher – criança está nos planos. Para refrear o consumo excessivo, respeitar a sustentabilidade, fazer girar a economia circular. “Para dar uma segunda oportunidade a uma peça, independentemente do estilo”, frisa Camila. “Para acrescentar valor a uma peça distinta de alguma forma”, acrescenta Daniela. O objetivo nunca foi ser mais uma plataforma de venda de roupa, mas primar pela diferença. “Queríamos algo diferenciador”, diz Daniela. Todas as peças são descritas ao detalhe e têm uma etiqueta com a classificação do seu estado: novo, seminovo, usado, usado com marcas. “Queremos que tenham uma experiência interessante para voltarem a comprar, que sintam confiança”, salienta Daniela.

Camila, designer gráfica, licenciada em Artes Digitais e Multimédia, e Daniela, licenciada em Direito, ligada a um projeto online, são rigorosas e perfecionistas. Camila trata do site, tira as fotografias, os modelos são recrutados do círculo de amigos, Daniela cuida do que é necessário. É um projeto a quatro mãos e, todos os meses, a dupla faz uma parceria com uma marca ou loja portuguesa para escoar stocks, para dar uma nova vida a roupas paradas e guardadas em armazéns.

A Retry permite vender o que não se usa e ocupa espaço dentro do armário e comprar o que a montra do site (www.retry.pt) tem para oferecer, 700 peças, neste momento. Sem sair de casa. As compras são tratadas diretamente na plataforma online. Para vender, é outro processo. Uma conversa para esclarecer como tudo funciona, envio de fotografias das peças, avaliação do preço, comissão entre 35 a 50%, transportadora à porta de casa. O que importa nesta seleção? “O estado da peça e a viabilidade da venda”, responde Daniela. “E quanto maior o valor, maior a comissão”, adianta Camila.

As roupas passam por um processo de higienização com produtos específicos que eliminam bactérias, fungos, odores desagradáveis. Calçado e acessórios são desinfetados. Sessão fotográfica e segue tudo para o site com descrição minuciosa e preço. Há peças desde três a 1 400 euros, a mais cara, uma mala da Yves Saint Laurent. Vender ou comprar à distância de um clique. Ao gosto e consciência de cada um.