Remédios naturais para corpo e alma

Com poucos produtos pode criar um spa em casa

Relaxamento físico e mental

Tornam a pele mais bonita e saudável e promovem o conforto e o bem-estar. Os óleos e cremes corporais hidratam a pele, aliviam a dor, ajudam ao rejuvenescimento. Na Oliófora, que surgiu em 2013, pode encontrar estes e outros produtos de cosmética natural. Dasha Maximova, uma das criadoras da marca, salienta que a produção é feita da “extração do óleo de amêndoas ou avelãs, através do método de prensagem a frio, e depois reduzido e produzido de raiz”. As matérias-primas são provenientes das zonas norte e centro de país. O kit sugerido para criar um spa em casa é o de aromaterapia. “Tem três óleos para massagem de assinatura e um esfoliante delicado: o Anti-Stress Flor de Tiare, um óleo para aliviar a ansiedade; o Muscle Relaxation Camphor & Rosewood, ótimo para tratar dores musculares; e o Energy Flor de Laranjeira, para estimular a energia e acordar o corpo.” Os produtos da marca amarantina podem ser adquiridos através da loja online.

Banhos revigorantes

A história da aromaterapia já vai em seis mil anos. Originários da China, os sais de banho ganharam uma popularidade que não se esbateu até aos dias de hoje. Deixam a pele macia e são meio caminho andado para banhos relaxantes. A marca portuguesa de cosmética natural Amor Luso, no mercado há 18 anos, procura fabricar produtos com matéria-prima da região de Viseu. Vítor Rodrigues, um dos criadores da marca, explica: “A nossa base é partir de produtos locais, de uma rede de parceiros de agricultores, artistas e comunidade em geral. Pretendemos criar um projeto o mais sustentável possível”. A Amor Luso, que exalta o amor pátrio, oferece quatro variedades de sais de banho que podem ser adquiridos online. Sem aditivos químicos, afirma, “são compostos apenas por sal marinho, plantas e óleos essenciais. Promovem uma agradável tonificação muscular e celular, um momento de relaxamento e bem-estar natural”.

Tornar o ambiente acolhedor

Trazem conforto aos espaços interiores e são os melhores aliados para tornar o ambiente mais intimista e proporcionar um aroma agradável. Na Ecolove encontram-se 14 aromas de velas. Ana Barriga, que criou o projeto em 2016, aposta em velas aromáticas que permitam “criar em cada casa aconchego, alegria e felicidade, induzindo a uma vida com mais significado”. Estas velas utilizam na sua confeção a cera de soja sustentável, “uma cera vegetal completamente natural e amiga do ambiente”. Com dois designs distintos: as primeiras a serem feitas estão disponíveis em lata e contêm soja; as de vidro têm na composição soja e coco. Uma nova coleção de aromaterapia de luxo, SPA Collection, contém quatro aromas: o Bliss, um floral-oriental que ajuda no combate ao stresse e ao desânimo; o Cheer, com eucalipto, é ideal para a ansiedade e promete auxiliar a concentração; Tranquility, com um toque de lavanda, diz promover a calma e o bem-estar; e o Dream com aroma de lavanda, camomila e salva, é reparador do sono.