Ingredientes:
6 colheres de sopa de sementes de linhaça (usei dourada)
q.b. água
2 g ágar-ágar em pó
1 colher de sopa de sumo de limão
q.b. sumo de limão
q.b. raspa de meio limão
1 dente de alho
q.b. pitada de alho em pó
q.b. salsa
1 posta de peixe a gosto (para grelhar)
500 g cogumelos limpos
1 colher de sobremesa de azeite
q.b. tomilho
Preparação:
- Deixei as sementes de linhaça imersas em água durante a noite (ou pelo menos 8 horas).
- Temperei o peixe com meio dente de alho picado e sumo de limão a gosto.
- Transferi as sementes para um liquidificador, adicionei meia chávena de água e bati até obter um gel branco e viscoso (adicione mais água aos poucos, se for necessário). Coei o gel utilizando um pano de cozinha limpo. (A parte fibrosa que fica no pano pode ser utilizada em receita ou misturada no iogurte, por exemplo).
- Ao gel adicionei uma colher de sopa de sumo de limão, o alho em pó e as raspas de meio limão (pequeno). Misturei bem, levei ao frigorífico.
- Grelhei o peixe. Numa frigideira antiaderente coloquei o azeite, o restante alho picado e os cogumelos. Temperei com tomilho e deixei cozinhar até ficar a gosto.
- Servi o peixe com duas colheres de sopa do molho, polvilhado com salsa picada na hora e com os cogumelos (o restante molho pode ser guardado num frasco de vidro fechado, dois a três dias no frigorífico, e usar noutras receitas).
Limão: sabia que…?
Se escrever uma mensagem num papel com sumo de limão, esta só irá aparecer quando o papel for aquecido – uma ideia gira para mostrar às crianças.
Tem propriedades antimicrobianas.