Quer parar de ressonar? Leia isto

Já todos ressonámos uma vez (ou muitas) na vida. De cansaço ou de ressaca, já todos passámos por isso. Mas quando é regular e ruidoso, pode afetar a saúde... e as relações. Há formas de prevenir o ressonar que podem fazer a diferença. E a sua cara metade vai agradecer as noites de sossego.

DORMIR DE BOCA FECHADA

O ser humano está preparado para inspirar e expirar pelo nariz. Quando dormimos de boca aberta, o ar que entra bate no tecido da garganta e faz com que este vibre, criando o som que todos conhecemos. Cerca de 45 por cento dos adultos ressona de vez em quando e 25 por cento fá-lo regularmente. Respirar pela boca é a causa mais comum para tal.

NARINAS DESIMPEDIDAS

Se as narinas estiverem abertas, é menos provável que tenha necessidade de dormir com boca aberta ou ressonar. Existem produtos próprios para limpar qualquer sujidade acumulada no nariz e que podem ajudar a prevenir alergias. Fumar e beber álcool causam congestão nasal. Se não conseguir parar, pelo menos, não fume antes de ir dormir e reduza a bebida para duas vezes por semana.

DIMINUIR O PESO

Quando aumentamos o peso, tendemos a acumular gordura no pescoço o que faz com que as vias respiratórias fiquem obstruídas. Os homens acumulam mais gordura que as mulheres por isso, também tendem a ressonar mais. Perder peso tem inúmeros benefícios para a saúde e noites menos barulhentas pode ser um deles.

NÃO DORMIR DE COSTAS

É uma decisão aparentemente simples mas faz toda a diferença. Opte por dormir de lado e não de costas. Tente já adormecer nesta posição para evitar que o seu parceiro/a tenha de o agitar durante a noite para que se vire.

FAZER O TESTE DE APNEIA DO SONO

Quando já nada resulta e as queixas são diárias, talvez o problema seja mais grave. Apneia obstrutiva do sono, hipopneia é um síndrome caracterizado pela interrupção temporária da respiração várias vezes durante o sono. Pode ser causada por obstrução nas vias respiratórias ou alguma questão de origem neurológica. É uma condição crónica que pode ser tratada. Se este é o seu problema, o teste pode ser feito em várias clínicas.