Susana Romana

Quaresma, André Ventura e as candidatas à presidência


Queria começar por me queixar da Festa do Avante, que decorreu há uma semana. É que eu estava a contar com um surto de covid tão avassalador por causa do evento que pressupus que o país fechasse e falisse de vez. Estou a escrever este texto à pressa e contrariada, porque já estava a contar com a folga para ir à praia. Que não conta, porque não tem um palco 25 de Abril nem um mojito servido numa caneca em forma de Fidel.

Voltaram as reuniões do Infarmed, o equivalente em saúde pública às reuniões de condomínio. Duvidam? Ora vejam: há os que levam relatórios, os que implicam com tudo, os que foram só para cortar na casaca e os vizinhos que não se falam por causa do roubo de um tapete ou assim. Marcelo do 1.oº direito e Costa do 1.o esquerdo ainda estão um bocado amuados.

Procuram-se 12 mil voluntários para um teste de serologia com o apoio da Jerónimo Martins, dona do Pingo Doce. Além de ficar a saber se é imune, ganha aquelas senhas que depois se podem trocar por peluches ou trens de cozinha. Espero é que não seja preciso ir fazer à Holanda, que é uma canseira.

A vacina que está a ser desenvolvida em Oxford foi suspensa por reações adversas graves num dos voluntários dos testes. Estas reações não foram divulgadas, mas espero que não seja nada de muito horrível, tipo ficar com guelras ou tornar-se defensor do Brexit.

Portugal já encomendou sete milhões desta vacina que agora está a ser refeita. Mas não se preocupem, no final vai ficar tudo bem. Só desconfiem se vierem da mesma fábrica que as golas antifumo.

Marisa Matias e Ana Gomes anunciaram na semana passada que são candidatas à presidência. Ventura já veio fazer mais uma das suas promessas que tenciona tanto cumprir como eu tenciono voltar ao ginásio. Diz o líder do Chega que se demite se tiver menos votos que Ana Gomes, que chamou de “candidata cigana”. Claro que se tal acontecer vai dizer que são votos de contrafação. Assim mais ou menos como ele é a versão Ardidas do Trump.

Quaresma é o nosso reforço do Vitória, que divulgou um vídeo do extremo a entrar a cavalo no Castelo de Guimarães, tido como berço da nação. Um cigano a ser recebido como o português que é foi tão lindo de ver que até devia passar nas aulas de Cidadania. Só para o Cavaco, o Passos e D. Manuel Clemente ficarem com azia a corroer o céu da boca.

Arrancou ontem, oficialmente, o ano letivo, este ano pautado por máscaras e desinfetantes. Para os adolescentes, o “ir para trás do pavilhão” agora equivale a “ir para trás da máscara ver como é afinal o nariz da Benedita do 9.oºC”.