Quando a casa é um ginásio de excelência

Isolamento obrigatório não significa sedentarismo. Há várias soluções que permitem fazer exercício entre quatro paredes. Até com um personal trainer. À distância, claro, mas com promessa de eficácia.

Agora que ficar em casa é obrigação, o corpo pode ressentir-se da falta de cuidados. Para contrariar preguiças maiores e estimular o exercício, foram pensadas várias ideias originais que permitem ginasticar em tempos de quarentena.

A personal trainer Rafaela Gouveia, do Studio 4 Challange, não deixou para trás o trabalho de sempre, apenas mudou de poiso. E do Porto passou para o mundo virtual. “Faço as aulas normais e transmito-as através do Instagram. Chego a quase duas mil pessoas”, conta. A ideia é que, através de vídeos, os alunos possam fazer em casa exatamente o que fariam no ginásio. A única diferença são os meios utilizados. “Podem ser utilizadas escadas, sofás, cadeiras. O ideal é utilizar o peso do corpo e manter bons níveis cardiovasculares. Também é importante combater a perda de massa muscular através de trabalhos de força. Como é normal que as pessoas se mexam menos, os músculos têm que manter-se ativos, com exercícios de alongamento e relaxamento”, exemplifica. Mas cuidado: “Já há casos de pessoas que não estavam habituadas a treino regular e agora, com mais tempo livre, praticam mais intensamente, o que é perigoso e pode provocar lesões”.

Também a personal trainer Catarina Henriques e o instrutor Pedro Simões, do Fitness Hut, idealizaram um plano especial para mulheres grávidas. Para serem feitos a dois, os exercícios para a futura mãe e o futuro pai contemplam, por exemplo, agachamentos, rotação de tronco ou até push-ups com toque de mão. “Os benefícios são inúmeros. A mãe melhora a condição física, logo proporciona-se maior bem-estar ao bebé, equilibra o controlo de peso corporal, fortalece a musculatura pélvica para uma gravidez mais saudável e reforça a musculatura das costas de forma a evitar dores lombares”, explica o par.

O mesmo ginásio tem também disponível uma série de aulas online, através do Facebook e do Skype, e vídeos disponíveis no YouTube.

“Acreditamos que esta atitude ativa vai ajudar a ultrapassar a maratona de quarentena que agora começou”, assinala Juan del Río, CEO do Grupo VivaGym, à qual pertence a cadeia de ginásios Fitness Hut.

Para os mais velhos, também não há desculpas para ficar parado. Um bom exemplo é dado pelo programa Vivências Seniores, idealizado pela Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, e concretizado através de iniciativas diárias que têm como meta estimular a atividade física e intelectual das pessoas de terceira idade.

“O objetivo é quebrar o isolamento dos reformados e pré-reformados e impedir que não quebrem a atividade. Durante uma hora por dia os participantes estão ligados a um professor através do Facebook e fazem uma aula normal”, diz Carla Moreira, professora de dança e uma das protagonistas da iniciativa. “É muito engraçado porque os vídeos ficam disponíveis após o término das aulas e há muitos idosos que depois interagem connosco pois querem continuar ativos durante o dia. É uma forma de manterem o corpo e a mente sãos neste período delicado e de continuarem a acreditar que tudo irá ficar bem”, acrescenta a responsável.

Seja onde for, o exercício físico pode ser ajuda preciosa para ultrapassar tempos inéditos de confinamento. Se não é possível ir até ao ginásio, que o ginásio venha até casa. Soluções não faltam. Para todas as idades e condições.