Escolher o que dar a familiares ou amigos no Natal é o desafio da maioria. Em tempo de pandemia ainda é mais complicado ir à procura. O ideal é apostar na personalização e não faltam sugestões à distância de um clique.
Com mais ou menos restrições, o Natal está quase a chegar e já se sente o frenesim consumista de quem procura o presente ideal para surpreender quem a pandemia impede de abraçar, mas não de mimar. Mais do que o valor material, o sentimento embala a pesquisa e não faltam sugestões de marcas e artistas como inspiração, que podem ser adquiridas sem sair de casa, através da Internet ou das redes sociais.
“Um abraço na forma de um retrato” é a proposta da Zet Gallery, já que, como nota a diretora do espaço, Helena Mendes Pereira, “num retrato ou outro tipo de obra de arte personalizada, temos a possibilidade de mostrar ao outro que o conhecemos e o queremos na eternidade da nossa existência”. Todas as obras seguem diretamente do atelier para o destinatário.
A ilustração é o talento de Ana Silva que, mediante cada pedido, cria agendas “à medida dos sonhos”. Também faz diários de bordo, calendários e cadernos. As encomendas podem ser feitas no perfil de Instagram da Lebasi Aierroc.
Dedicada à arte intuitiva, Cláudia Carmelo cria assinaturas da essência, portais energéticos e mandalas lunares e astrológicas. “Cada peça é única e dirigida especificamente para a pessoa ou criada de acordo com uma intenção específica”, explica a autora.
Para todas as idades e por mais 20 euros, as cestas Victoria Handmade levam um cunho pessoal com a gravação do nome, frase ou expressões que sairão depois à rua. O mesmo acontece com as peças de roupa Mïa-Mô que “podem ser todas personalizadas”, desde as medidas até às letras exibidas nas costas ou nas caixas que as transportam.
A originalidade marca pontos neste campo e não faltam ainda joias singulares, caixas de sardinhas (ou de chocolates) ilustradas ao gosto de cada um, t-shirts com QR Code à escolha e tudo o que a imaginação alcançar.
E, para rematar, a Sim Carimbo, em Ílhavo, produz carimbos únicos que garantem uma marca pessoal a cada embrulho, postal ou carta ao Pai Natal.