Boguslaw Ruminski encontrou 86 moedas, todas do século XVII.
Boguslaw Ruminski saiu de casa, na vila de Jezuicka Struga, Polónia, logo de manhã, pronto para cumprir a rotina: apanhar cogumelos. Era um dia normal. Enquanto pedalava para chegar ao local onde sabia que existiam os melhores, a bicicleta derrapou e por instinto, percebendo que iria cair, o polaco tentou amortecer o impacto com as mãos.
Quando já estava estendido no chão, olhou para uma das mãos e percebeu que tinha raspado em algo mais do que terra. Havia dezenas de moedas antigas ao seu lado. Depois de piscar os olhos, na tentativa de perceber se estava a imaginar, Boguslaw apanhou perto de 60 moedas e levou-as ao gabinete de conservação regional.
No dia seguinte, o homem voltou ao local da queda com um detetor de metais e achou mais 13. No total, foram localizadas 86 moedas, todas do reinado de João II Casimiro Vasa, rei da Polónia e Grão-Duque da Lituânia entre 1648 e 1668.
Agora, o Ministério da Cultura e do Património Nacional da Polónia deve recompensar Boguslaw por ter notificado as autoridades competentes, em vez de tentar obter algum lucro com os artefactos.