É de tal maneira fanático da “Guerra das estrelas” e de “A guerra dos tronos” que decorou o escritório com figuras da saga de George Lucas – o primeiro dos nove filmes estreou tinha apenas três anos – e da série televisiva da HBO, filmada em parte na outra Irlanda, a do Norte. Lida bem com a imprensa, nunca levanta a voz, raramente perde a calma. É, por isso, muitas vezes o escolhido para anunciar e defender decisões difíceis do governo irlandês, de que é, desde junho de 2017, titular das Finanças, o cargo que o levaria a um novo capítulo da carreira política. Paschal Donohoe foi eleito presidente do Eurogrupo em 9 de julho de 2020, para um mandato de dois anos e meio, vencendo a ministra espanhola da Economia e Finanças Nadia Calviño, que perdeu o favoritismo no frente a frente entre ambos, e o luxemburguês Pierre Gramegna. Sucede a Mário Centeno na liderança do fórum de ministros das Finanças da zona euro e tal como Mário Centeno em Portugal, foi o artífice do primeiro excedente orçamental da Irlanda dos últimos 12 anos.
Membro do Fine Gae (Partido Popular Europeu), uma organização de centro-direita, já enunciou as prioridades das novas funções. A imediata “será traçar um caminho comum para a construção da recuperação europeia, fortalecer a economia da zona euro e promover um crescimento sustentável e inclusivo para os Estados-membros e seus cidadãos”. A tarefa é imensa, tendo em conta os estragos provocados pela covid-19 nas economias dos países da União Europeia. Donohoe nasceu em Phibsborough, Dublin, filho de uma funcionária pública que completava o salário alugando tendas para eventos. Bom aluno, estudou Ciências Políticas e Economia no Trinity College Dublin. Depois de seis anos no Reino Unido como diretor de vendas e marketing de uma multinacional, regressou a casa para dar início à carreira política. Em 2004 tornou-se membro do Conselho Municipal de Dublin, em 2007 chegou ao Senado, em 2011 foi eleito para o Parlamento irlandês. No governo, antes das Finanças, passou por várias pastas: Assuntos Europeus da Presidência do Conselho; Negócios Estrangeiros e do Comércio; Transportes, Turismo e Desporto; Despesas Públicas e da Reforma. Ganhou influência. É participante regular do Fórum Económico Mundial de Davos. E convidado para as reuniões do Bilderberg .
De si e da sua vida pouco se sabe. É casado, tem dois filhos e vive em Phibsborough. O sino que dá início às reuniões do grupo já lhe foi entregue pelo antecessor. “Anseio liderar as reuniões do Eurogrupo e começar a trabalhar com todos os Estados-membros no período que se segue. Desejo ao Mário a melhor sorte no próximo capítulo da sua carreira”, escreveu no Twitter. O português retribuiu: “O Eurogrupo fica em boas mãos”. lm
Paschal Donohoe
Cargo: Ministro das Finanças da República da Irlanda e presidente do Eurogrupo
Nascimento: 19/09/1974 (45 anos)
Nacionalidade: Irlandesa