Os 230: o outro lado da política

Francisco Cordeiro de Araújo, o finalista de Direito Internacional que ergueu o projeto Os 230 (Foto: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Os 230 é um projeto de literacia democrática, de combate à desinformação e à abstenção. A ideia é entrevistar todos os deputados da nação. E não só.

Da teoria à ação passaram-se poucos meses. A ideia nasceu em agosto deste ano, a equipa de voluntários, jovens dos 16 aos 26 anos de várias partes do país, organizou-se rapidamente e o trabalho arrancou. Chama-se Os 230, é um projeto de combate à iliteracia democrática e política e começa com a vontade de entrevistar os 230 deputados da Assembleia da República. Os primeiros 20 vídeos já estão gravados. A ideia partiu de Francisco Cordeiro de Araújo, 23 anos, finalista de Direito Internacional na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, campeão nacional de esgrima. “Mais ativos, mais informados”, realça.

Os deputados falam do percurso profissional e pessoal, da infância, da terra natal, dos gostos e ideologias, da opção por aquele partido e não outro. Francisco conduz a conversa ao longo de 40 minutos. “É um registo completamente diferente, os raciocínios são genuínos, há perguntas rápidas, escolhas soltas, não é possível ter um discurso muito preparado.” Alguns vídeos estão disponíveis nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, Twitter) e, em breve, num site atualmente em construção.

Aproximar os portugueses da política é um dos objetivos. Desmistificar conceitos e contrariar a subida da abstenção também. “Senti que a sociedade estava a caminhar para uma grande desinformação.” Informar é essencial em democracia e faz parte da cidadania. “É um projeto de responsabilidade cívica para promover a literacia democrática. Estamos animados por darmos um contributo importante.”

Mobilizar a sociedade

Francisco faz paraquedismo, viveu na Base das Lajes, estudou no Colégio Militar, fazia passeios com turistas por Lisboa, criou um curso de verão sobre organizações internacionais que mereceu a bênção de Marcelo Rebelo de Sousa, e não quer parar. Sente que é necessário quebrar preconceitos à volta da política e aproximar eleitos e eleitores. Quanto mais informação para decidir em consciência o rumo do país, melhor. Os cidadãos, aqui, estão invariavelmente no centro das atenções. “Para gerar maior compromisso, criar um maior sentimento de identificação e vontade de se mobilizarem.”

O projeto apartidário e sem fins lucrativos tem pernas para andar e prossegue com outras formas de mobilização da sociedade. Ideias não faltam. Vídeos informativos sobre a democracia 1.01, em um minuto e um segundo. Vídeos de dois minutos e meio com testemunhos de personalidades da sociedade civil de todas as áreas. Um dossiê especial sobre as presidenciais, conteúdos sobre a União Europeia. E tudo o mais que se justificar neste percurso de promoção da literacia democrática. Pelo passado, pelo presente e pelo futuro do país.