Olhares bem riscados

Quanto mais treinar, mais fácil se torna a aplicação do eyeliner

Depois das pestanas postiças, o eyeliner regressou em força para marcar a expressão, mantendo “o clássico olho de gato das décadas de 1940/50” como um dos traços mais vistos em mulheres de todas as idades. Assim garante a maquilhadora Lucília Lara, lembrando que “também vão surgindo outras tendências mais arrojadas”.

Lucília reconhece que o risco da moda “não fica bem a toda a gente”. Nesses casos, dá como opção usar-se “lápis em vez de tinta, que se esfuma depois com um pincel”. “Fazer o traço na raiz das pestanas superiores, calcar depois com o pincel e esfumar no cantinho do olho dá profundidade ao olhar”, acrescenta, notando que “o uso de lápis é mais seguro para quem não tem a mão muito certa e dá para apagar com uma cotonete seca ou com corretor”.

Quanto mais treinar, mais fácil se torna a aplicação. De frente para um espelho de pé e colocado na vertical, “o queixo inclinado para a frente obriga o olho a descer e aí aplica-se o eyeliner na parte superior”, exemplifica Lucília Lara, indicando todos os passos com a minúcia de quem faz da arte profissão: “Para fazer o risco no canto inferior do olho esquerdo, olhamos de frente para o espelho e inclinamos o nariz para a direita, fazendo o contrário para o olho direito. Para fazer o cantinho exterior, olhamos de frente com o queixo na posição normal para traçar a pontinha para fora”.

O preto impera, mas “uma das tendências da estação é usar cores, como amarelo, azul, lilás, verde, num registo mais divertido e jovem”, indica Lucília, apresentando “o eyeliner flutuante” como uma opção a ter em conta e que já muitas famosas conquistou. “O risco deixa de estar junto à linha das pestanas e passa a estar nas pálpebras”, exemplifica, abrindo as portas à imaginação.