Batons para sorrisos no tom certo

“O verão pode muita cor.” O alerta é dado pela maquilhadora Sandra Alves, apontando “batons de cores vibrantes” como tendência. Os tons incluem “os alaranjados, rosa, fúcsia, néon e, claro, o nude, que nunca sai de moda e é sempre uma opção para as mais tímidas”.

Numa época em que a maquilhagem se quer o mais natural possível, valorizando a diversidade e beleza de cada mulher, segundo a profissional os lábios querem-se com “efeito molhado, com ou sem brilho, e efeito cremoso”. A escolha é variada e no mercado há marcas com opções para todos os gostos e bolsos. Na mala de trabalho, Sandra tem batons da Channel, Dior, Huda, Kat Von D e Guerlain, mas há outras a ter em conta e com novidades sempre a sair.

Para um resultado impecável há que ter alguns cuidados. Entre as dicas, convém “nunca se esquecer de usar um lápis que, além de aperfeiçoar o contorno, permite aumentar ou diminuir o volume do lábio”. O mesmo lápis deverá ser colocado “sobre todo o lábio para prolongar a duração do batom colocado a posteriori”. Sandra Alves sublinha ainda que, antes de tudo isto, é importante “esfoliar os lábios, caso apresentem um efeito de descamação, e hidratá-los, nunca se esquecendo de retirar o hidratante antes de aplicar o lápis de contorno”.

Versáteis, os batons podem ainda ser usados nas pálpebras, que se querem bastante coloridas, substituindo as habituais sombras, ou como blush habilmente aplicado nas maçãs do rosto.