O Norte sobre duas rodas

Indira Arce e João Pereira, os fundadores da Porto Loops (Foto: Artur Machado/Global Imagens)

Algures durante uma viagem de três meses pelo sudeste asiático, João Pereira e Indira Arce decidiram que estavam fartos de andar de transportes públicos. No Vietname, compraram uma mota, na qual atravessaram o país, uma prática comum entre turistas. Inspirados, decidiram replicar a ideia por cá, porque, como formula João, “se funcionou no Vietname, por que não funcionaria em Portugal, um país mais pequeno, com estradas mais seguras e algumas das mais bonitas do mundo – tanto a N222 como a N304 já foram premiadas -, com uma natureza incrível?”

Em setembro do ano passado, o vilacondense e a panamense abriram a Porto Loops, espaço onde alugam motas vintage para percursos pelo norte do país. Além disso, desenham a rota de acordo com os gostos do cliente, numa adaptação dos loops, forma de viajar comum na Ásia, “com aquilo que lhes interessa mais, seja gastronomia, história, natureza”. Mas há quem venha já com a viagem planeada. A ideia, dizem, é a de um turismo mais autónomo; a pessoa aluga a mota e faz-se à estrada, podendo ou não seguir as sugestões de João e Indira.

Alto Minho, Gerês e Douro são as grandes estrelas dos percursos. “Os turistas não procuram tanto esses sítios e, para alguns, afastarem-se 100 quilómetros do Porto já é algo ‘exótico’”, diz João, modelo que lhes permite “descentrificar”. Indira elabora: “Em vez de ficarem limitados ao Porto, viajam por zonas do norte que não são tão acessíveis de transportes e que é possível conhecer de forma mais livre e barata”. Continuam, eles próprios, a explorar essas zonas, para poderem alargar as sugestões dadas a quem os procura.

Nenhum dos dois era propriamente entusiasta de motas. João confessa, entre risos, que nem sequer sabia conduzi-las, algo que aconteceu no Vietname. Mas lá foram aprendendo, o suficiente para agora saberem explicar aos clientes as especificidades das sete motas e duas scooters que compõem a frota. Em estilo retro, reminiscentes dos anos 1970, 80 e 90, são todas de 125 cc, o que significa que mesmo pessoas só com carta de carro podem conduzi-las. No espaço no centro do Porto onde alugam as motas, existe também um bar, onde se pode provar cervejas artesanais do norte – “desde que não o faça antes do percurso”, brinca Indira. Brevemente a Porto Loops passará a ter a opção de um guia para acompanhar as viagens. Os preços são ao dia: 35 euros (mota) ou 30 (scooter). Se preferir uma volta mais curta, das 9 às 19 horas, os preços são de 30 e 25 euros, respetivamente.

A Porto Loops organiza percursos em motas emblemáticas inspiradas nos anos 70 e 80, por estradas nacionais
(Foto: Artur Machado/Global Imagens)