O melhor do arquivo de três fotógrafos de moda

(Foto: Pixabay)

Fotógrafos de moda credenciados, André Brito, Frederico Martins e Gonçalo Claro abriram o álbum para partilhar uma imagem especial do vasto portfólio. Por detrás de cada clique, há estética e uma história, a par de muito trabalho, como descrevem os profissionais, prontos para o próximo disparo.

Frederico Martins

“O Portugal Fashion convidou-me, pela primeira vez, para fazer a campanha de promoção do evento, que celebra os seus 25 anos, tendo a oportunidade de fotografar e filmar todos os designers, motivo mais do que suficiente para não poder recusar. A nossa ideia partiu do princípio de que o evento teve início na década de 1990 e contou com a presença de várias supermodelos da época, e que seria giro revisitar essa estética, as composições, a luz. Reunimos uma equipa incrível, filmámos e fotografámos tudo a preto e branco num set montado na Foz do Douro, onde aconteceu o primeiro evento. Precisámos de dois dias para completar tudo. Foi um trabalho que me deu imenso prazer fazer, conheci designers que admiro, e conseguimos fazer exatamente aquilo que queríamos, o que nem sempre acontece. A minha equipa mostrou uma maturidade incrível e foi um excelente ensaio para projetos maiores. Nesta imagem estão os modelos Maria Rosa e Samuel Barradas (We Are Models).”

André Brito

“Tenho um carinho especial por esta imagem, pois foi particularmente desafiante conseguir criar um editorial de moda em que o produto central eram têxteis-lar. A campanha foi desenhada de raiz com a Tânia Dioespirro, em 2016, e o objetivo era transmitir a elegância e conforto que gostamos de sentir em casa. O cliente foi a Fashion From Portugal, por intermédio da agência Garra, que nos deu total liberdade criativa. Penso que nesta imagem conseguimos tocar todos os pontos que eram importantes para a campanha e criar um ambiente de sonho e requintado, que mostra ser possível sentir o conforto de nossa casa em qualquer lugar… A protagonista foi a modelo Ivana Stompfova da Best Models, penteada pela Juliana Lamares e maquilhada pela Tinoca.”

Gonçalo Claro

“Esta foi tirada para um trabalho para uma revista de moda nacional, em 2019. Íamos fotografar uma produção de inverno, selecionámos uma localização, a praia do Magoito (Sintra). Quando chegámos lá, deparámo-nos com um dia de inverno a sério… Muita neblina, alguma chuva, luz um pouco fechada, na ideia do meu cliente. Mas, a meu ver, estava um dia muito especial e tinha todo o interesse em fazer o trabalho acontecer neste sítio. Após muita negociação entre mim e o cliente, acabámos por fazer o trabalho, apesar das inúmeras paragens devido à chuva que não dava tréguas. O que me passou pela cabeça? Como foi proposto fazer uma produção de inverno, tentei aproveitar o dramatismo, a cinematografia e a nostalgia que o ambiente da praia nos estava a proporcionar, apesar de saber que não era bem o pedido. E assim se deu. Esta foto, particularmente, é especial porque, como estava um dia de tempestade, havia gaivotas paradas na praia. Pedi então à modelo para correr em direção a elas e basicamente deu nisto. Foram 20 fotografias tiradas em sequência, numa única oportunidade. Tivemos sorte!”