O Dia de Todos os Santos, a Nasa e o Orçamento do Estado

Rubrica "Partida, largada, fugida", de Susana Romana.

1

Domingo foi Dia de Todos Os Santos, feriado nacional. E não fiquem a achar que só porque é domingo não estávamos a assinalar a data. Estávamos, garantindo que todos os santos estão a ficar cheios: Santa Maria, São José, São João…

2

Ontem foi Dia de Finados, sendo que me pareceu que estávamos era a entrar em vésperas de Dia de Confinados. Como outras modas, já está trending pelo resto da Europa e é uma questão de tempo até chegar cá.

3

Até esta terça-feira ainda não se pode circular entre concelhos. A não ser que vá trabalhar. Ou estudar. Ou ver um espetáculo. Ou tenha ensaio de rancho. Ou tenha deixado o ferro de engomar ligado. Ou jure ao senhor polícia por compromisso de honra que tem mesmo de ir porque é um jantar em casa do seu amigo Teixeira da tropa e ele faz um cabrito de chorar por mais.

4

E por falar em redes sociais: um homem foi detido pela PJ de Lisboa depois de ter pegado fogo a carros de dois amigos. O motivo? Estava insatisfeito com a escassez de likes que estes lhe faziam. Quem é que nunca teve vontade de atear um Fiat Punto de quem não curtiu a nossa foto de sashimi de delícias do mar? Estou com este nosso Pipoca Mais Frita Do Juízo.

5

E o OE 2021 lá foi aprovado, nos mesmos termos em que está a vida financeira da maior parte dos portugueses: à rasca. Governo e Bloco de Esquerda andaram ao sopapo, com o BE a votar contra. O PS garante que durante as negociações cedeu 68 vezes; Catarina Martins diz que foram só quatro. Parece mesmo um daqueles casais que não se decidem em relação ao restaurante nem ao que vão ver na Netflix e acabam a adormecer em jejum no sofá a ver o “Quer o Destino”.

6

Começou oficialmente na quarta e estende-se até dia 6 de janeiro a obrigatoriedade de usar máscara na rua sempre que não for possível manter a distância. Ou seja: temos máscaras até ao Dia de Reis. Eu acho que isto é o lobby das alfaces a tentar que, de boca tapada, ninguém enfarde bolo-rei e rabanadas. Juro, li na página de Facebook dos Badochas Pela Verdade.

7

A NASA anunciou a descoberta de moléculas de água na superfície iluminada da Lua. Pode parecer uma grande coisa, haver água, mas a verdade é que quando na Lua pedimos uma Coca-Cola respondem sempre que só têm Pepsi. Têm muito a evoluir no campo das bebidas.

8

O Natal ainda não foi e este já é um ano recorde para vendedores de brinquedos. A Mattel diz que há 20 anos que não tinha números tão bons a vender Barbies e Hot Wheels, devido aos pais que precisavam de entreter os filhos durante o confinamento. Resta saber os números de quanto é que os Vinhos Ermelinda venderam a mais.