O bule do imperador chinês na garagem do construtor civil

O homem de 51 anos, operário da construção civil no condado de Derbyshire, em Inglaterra, quis manter o anonimato, mas não se importou de contar a história. Ou, pelo menos, aquilo que sabia dela. Tudo começou com o avô, que tinha combatido na Ásia, durante a Segunda Guerra Mundial. No regresso à Europa, o soldado trouxe um pequeno bule amarelo pintado com motivos florais como recordação.

A passagem dos anos fez com que o objeto acabasse arrumado na garagem do neto. O homem já tinha pensado em doá-lo, juntamente com outras velharias em que não via utilidade. Contudo, durante o confinamento, começou a olhar para a tralha que tinha na garagem com outros olhos e decidiu que quando fosse possível levaria aquela peça específica à casa de leilões “Hansons Auctioneers”, para que fosse avaliada.

Assim fez há dias e a surpresa foi grande. Porque o artefacto é extremamente valioso. De acordo com Charles Hanson, um dos avaliadores, o bule de 15 centímetros data do século XVIII e pode ter sido usado como “jarro de vinho” no palácio do imperador Qianlong, na China. Apenas se conhecem mais dois bules “quase idênticos” e ambos estão atualmente em museus, um na China e outro em Taiwan. “É realmente surpreendente encontrar um jarro de vinho do imperador numa casa em Derbyshire”, afirmou o especialista.

A peça pode ser avaliada entre 20 e 40 mil libras esterlinas (entre 21 600 e 43 200 euros). Porém, acredita-se que os compradores chineses possam oferecer até 100 mil libras (aproximadamente 108 mil euros). Veremos. O leilão acontecerá virtualmente a 24 de setembro.