Mais frustrante do que a própria dieta, é o desespero de ver que esta não se traduz em diferenças assinaláveis após tantas horas de esforço. A boa notícia é que há uns quantos erros que todos cometemos e podem estar a boicotar a sua perda de peso. Conhecendo-os, pode dar cabo deles e começar a emagrecer.
A semana de penitência foi bem longa. Não comemos bolachas, chocolates, gelados ou pão. Nem uma única batata frita nos jantares de amigos. Não ficámos horas esquecidas no sofá. Não passámos ao lado das aulas de pilates. Com a mesma paixão com que nos disciplinámos diariamente para emagrecer, subimos para a balança e enfrentamos o veredito dos números, primeiro com fé e confiança, depois com rangeres de dentes e maldições. De que nos serviu tanta luta no ginásio, tantos ataques de nervos? Porquê as restrições se no fim não perdemos um grama para amostra? Como é isto possível, sofrer em vão?
Segundo diversos especialistas em nutrição e saúde, existem alguns erros que a maioria das pessoas comete frequentemente. Muitas nunca chegam a aperceber-se das armadilhas escondidas que lhes comprometem a perda de peso: podem comer bem, exercitar o corpo, até decidir que não será a balança a determinar a sua felicidade… e nada. Na dúvida, é capaz de ser melhor certificar-se de que nenhum destes motivos está a atrapalhar a sua contenda com os quilos.