Com a evolução da ciência e da tecnologia, o ser humano passou a conseguir registar alguns dos sons do universo, como as ondas acústicas de explosões de estrelas, que em condições normais não conseguimos escutar. Agora, essas mesmas ondas sonoras foram utilizadas para criar a primeira música feita com sons de estrelas.
O projeto chama-se Starsounds e foi organizado pelos astrofísicos Garik Israelian e Brian May, também conhecido por ter sido guitarrista da banda britânica Queen. Tudo começou em 2005, quando Israelian gravou algumas ondas acústicas estrelares, o que acabou por ser a base principal da música. Depois, coube ao compositor Brian Eno aumentar a velocidade desses sons, para que pudessem ser escutados pelo ouvido humano. Estava feito o arranjo musical.
Por fim, apenas ficava a faltar um videoclipe da melodia espacial. Paul Franklin e Oliver James, especialistas em efeitos visuais para filmes e animações, elaboraram-no a partir de ondas acústicas das estrelas e de imagens do Sol. O resultado pode ser visto no YouTube. Basta procurar por “Starmus Starsounds”, fazer “play”, fechar os olhos e imaginar que está a navegar pelo Universo.