5 formas de ficar mais motivado para treinar

Uma das resoluções a que nos propomos com mais frequência é começar a fazer exercício, ter uma vida mais saudável, inscrever-se num ginásio. Durante o primeiro mês, até resulta mas, entretanto começaram as surgir as desculpas, a preguiça, o trabalho que se acumula, uma ou outra dor. Há que combater a inércia ou o cansaço e fazer do exercício físico uma prioridade. Pelo bem-estar e saúde do nosso corpo e mente.

Estes são alguns truques para manter a motivação inicial e conseguir fazer do exercício físico uma rotina a longo prazo.

DEFINA OBJETIVOS

Definir objetivos reais e adequados à sua forma física é uma das medidas essenciais para levar o seu treino avante. Em vez de dizer «quero andar mais» ou «quero começar a correr mais vezes», diga antes «vou andar duas ou três vezes por semana». Mesmo que sinta que consegue mais uma hora, mais um quilómetro, se está a começar, não defina objetivos irrealistas. Não vai conseguir correr uma maratona se começou há apenas um mês.

PLANEIE ANTECIPADAMENTE

Imprevistos ou combinações de última hora acontecem a todos. É normal que, por vezes, não consiga treinar porque surgiu algo inesperado. Mas, no geral, a falta de treino deve-se à má gestão de tempo. Planeie antecipadamente e encare o exercício como um compromisso importante. Se treina longe de casa, leve consigo o que vai precisar. Ao fim do dia, está muito cansado para treinar, então comprometa-se a ir de manhã, antes do trabalho. Tenha em consideração todos estes pormenores para não se tornarem «as desculpas» para saltar um dia de treino.

FAÇA TREINOS MAIS PEQUENOS

Entre trabalho, tarefas domésticas, atividades e família, a verdade é que temos cada vez menos tempo livre. Por vezes, aquela hora é necessária para outras coisas. No entanto, a verdade é que cada vez mais ginásios estão a adotar os treinos de 30 minutos. Um estudo do Health and Fitness Journal revelou que esta é a tendência de exercício para 2018. Já viu o tempo que pode poupar?

TENHA UM PARCEIRO DE TREINO

Treinar com outra pessoa não só torna o exercício mais divertido como também nos dá responsabilidade acrescida para comparecer (afinal, está combinado). O ideal é treinar com alguém que esteja em melhor forma para lhe dar a motivação extra para se superar. Encontrar o parceiro ideal não é fácil, mas faça a experiência e vai ver que o tempo vai passar mais rápido.

DÊ UMA RECOMPENSA

Começar a treinar não é fácil. Exige perseverança, empenho e um esforço grande, tanto a nível físico como mental. Quantas vezes sentiu-se cansado, só queria dormir mas obrigou-se a ir ao ginásio, a correr ou fazer aquela aula? Esta dedicação merece ser recompensada quando os resultados começam a notar-se. Perceba o que lhe dá prazer e faça por ter esse momento para si. O que importa é que alcançou o objetivo a que se propôs, por isso, está de parabéns.