Meias que são arte

Os inventores do Projeto Volta: Tiago Esteves (esquerda) e Tiago Rodrigues (Foto: Inês Costa Monteiro)

Projeto solidário quer dar a volta à crise, provocada pelo vírus, com um artigo exclusivo. O orgulho do país também pode andar nos pés.

Tudo começou com um texto nas redes sociais numa noite de confinamento. Tiago Rodrigues, economista e gestor, partilhou ideias sobre como ajudar a economia a aguentar-se em tempos tão difíceis, como voltar à tona, o dilema entre saúde e finanças, o eterno conselho de consumir o que é português, a dica de apoiar os parceiros do dia a dia. As palavras não escaparam a Tiago Esteves, amigo de infância, gestor, que leu nas entrelinhas e pegou no telemóvel. Da conversa nasceu o Projeto Volta, meias ilustradas por artistas portugueses, inspiradas em áreas que fazem girar o país, com uma costela solidária. Um euro da venda de cada par reverte para associações representativas de vários setores da economia nacional, dos vinhos aos queijos, dos bombeiros aos profissionais de saúde, do têxtil ao calçado, do turismo à arte. “Decidimos fazer alguma coisa diferente e ajudar os setores em maiores dificuldades”, conta Tiago Rodrigues.

A escolha da peça não foi feita ao acaso. “É um artigo acessível à população em geral, que simboliza voltar a sair de casa, é uma peça diferente para mostrar aos amigos quando nos descalçamos à porta.” São meias coloridas por artistas, ilustradores, pintores e designers portugueses: Aka Corleone, Césah, Contra, Diogo Matos, Glam, Lara Luís, Margarida Fleming, Oker, Teresa Murta, The Caver e Uivo. E os próprios mentores da ideia: os Tiagos. Uma coleção de 12 pares de meias unissexo feitas em algodão, padrões exclusivos, do 31 ao 46, à venda por 12,50 euros online para qualquer parte do Mundo, e nas lojas Crack Kids em Lisboa e Circus Network no Porto.

Um projeto 100% português. A confeção é feita numa fábrica na Lousã, as embalagens são tratadas em Guimarães. Tudo nacional, da matéria-prima à distribuição e à comunicação. De onde vem o nome? “‘Projeto’ porque queremos estar em evolução constante e ligados aos artistas, e com eles projetar novas ideias. ‘Volta’ porque queremos dar a volta por cima e voltar a estar juntos em grande estilo”, explicam os Tiagos.

Em perspetiva está uma nova coleção para os pés em colaboração com outros artistas. Os dois amigos pretendem avançar para outras peças e acessórios de vestuário para abranger mais setores. Começar pelos pés para chegar a outros lugares. “Quanto mais conseguirmos escalar, mais conseguiremos ajudar”, diz Tiago Rodrigues.