7 máximas samurais para enfrentar a vida

samurais

Texto NM | Fotografias da Shutterstock

VIRTUDES

«É preciso cultivar a inteligência, a compaixão, a coragem. A sabedoria nasce de se saber prestar atenção às pessoas sábias. A compaixão consiste em procurar sempre o bem dos outros e colocá-los antes de si mesmo. Bravura é cerrar os dentes e ter a determinação de quebrar barreiras, quaisquer que sejam as circunstâncias.»

PRESENTE

«Não há nada mais importante do que aquilo que fazemos no momento presente. Toda a vida de um homem se resume a uma sucessão de momentos. Quando isto estiver claro, o guerreiro não terá mais nada com que se preocupar, nada mais a almejar. Percebe que só tem de ser fiel ao objetivo do momento com a máxima intensidade.»

FOCO

«Não importa o que seja, não existe nada que não possa ser feito. Havendo determinação, podemos mover o céu e a terra de acordo com os nossos desejos.»

UNIÃO

«O segredo para um casamento feliz é este: trate o seu cônjuge, pela vida fora, como tratou quando o conheceu. Assim nunca haverá margem para discórdia.»

PRAZER

«A vida de um homem é realmente demasiado curta, então a melhor maneira de vivê-la é fazendo o que lhe dá prazer. É asneira passar a vida inteira envolvido na ilusão que este mundo é, vendo coisas desagradáveis e fazendo somente aquilo de que não gosta.»

ACEITAÇÃO

«Se for apanhado desprevenido por uma tempestade repentina, não deve correr loucamente pela estrada ou esconder-se sob as casas: ficará encharcado de qualquer maneira. Aceite isso desde o início e siga o seu caminho, deste modo não será incomodado por um pouco de chuva. Aplique esta lição a tudo.»

ENVELHECER

«À medida que o tempo passa e os homens se deterioram, defina o seu ritmo e comece a viver saudável para realizar os seus sonhos. Quando todos se destacam, é difícil destacar-se. Porém, quando os outros começam a declinar, torna-se muito mais fácil alcançar a grandeza.»