Mau hálito? Não é preciso torcer o nariz

É uma camada fina, mole e viscosa, cheia de bactérias vivas e mortas, que se agarra aos dentes e às gengivas. Chama-se placa bacteriana e é a culpada pelo mau cheiro que sai da boca.

É mais ou menos assim e parece um filme de ação sem final feliz. Dentro da boca, andam triliões de organismos microscópicos, minúsculos, que se instalam confortavelmente em todos os cantos, alimentam-se de pedacinhos de comida, colecionam cheirinhos nada agradáveis e, sem pudor ou contenção, libertam esses odores que derrubam qualquer nariz que se preze. Como se não bastasse, as bactérias são espertas e quando o corpo expira, elas expiram também.

O mau hálito não é um estado nada agradável. Convém, por isso, tirar todas as dúvidas, desfazer todas as suspeitas. Como perceber se tem ou não mau hálito e não tem um amigo capaz de lhe dizer toda a verdade na cara? Há, pelo menos, dois métodos. Juntar as mãos em concha, expirar para dentro delas com intensidade e durante alguns segundos e cheirar. Se não for bom, os que estão à volta de certeza absoluta que também não acham nada bom esse ar que sai da boca. O fio dental também é um método eficaz para ver se há ou não mau hálito. Passa-se o fio entre os dentes e cheira-se depois. Se cheira mal, não há dúvidas.

Comidas bem condimentadas gostam de deixar rasto e lançar aquele cheiro que perdura e perdura no tempo. E na boca. As especiarias podem ser tramadas e aguentam aquele seu odor característico na boca até 24 horas, mesmo com escovagem de dentes pelo meio.

As cebolas, os alhos e os pimentos estão na lista negra de um hálito saudável

Os enchidos não são muito amigos do hálito. A fibra de que são feitos tem óleos que não desaparecem com a digestão. E, lá está, tardam em sair da boca. Os queijos mais fortes também são tramados, agarram-se ao hálito e não o largam. E o atum é conhecido por gostar de causar uma impressão duradoura. Em termos de líquidos, a água é totalmente inofensiva. Há outras bebidas que nem por isso. A cerveja, o café, o uísque e o vinho são líquidos que não deixam a placa dentária em paz. E o mau hálito instala-se.

Quando o mau cheiro na boca não é uma situação temporária, então é melhor ver o que se passa. Mau hálito contínuo pode ser sinal de que alguma coisa não vai bem dentro do corpo. Pode ser sintoma de doença nas gengivas ou problemas gastrointestinais ou até maleitas mais graves. Há também medicamentos que provocam mau hálito. Pelo sim, pelo não, o mau hálito não deve ser ignorado, mas tratado.