Máscaras, onde vos guardo?

É um dilema que chegou com a pandemia. Para que nada falhe em termos de segurança no que à proteção diz respeito, há novas e imaginativas soluções lançadas por empresas portuguesas.

Desde que o seu uso passou a ser aconselhado ou mesmo obrigatório, as máscaras são companheiras permanentes dos nossos dias. Nalguns casos empecilhos, gerou-se o problema de como e onde as recolher até nova utilização. Mas bastaram algumas ideias com selo nacional para a dúvida ficar desfeita.

A Daily Day imaginou uma solução que junta criatividade e utilidade. Trata-se de um porta-máscaras do tamanho de um cartão bancário feito à base de polipropileno e que pode ser fechado com os próprios elásticos das máscaras. “A malha utilizada é certificada e tem as mesmas características da própria máscara, respeitando todas as normas”, elucida Paula Santos, desta empresa com fábrica em Seroa (Paços de Ferreira) e loja no Centro Comercial Bombarda (Porto). Podem ser guardados em qualquer lugar que garanta segurança total para futura utilização e tanto são encomendáveis por particulares como por empresas, que têm a opção de as personalizar com o respetivo logótipo.

Também a Rufel, de São João Madeira, pensou em porta-máscaras originais. Em pele e combinadas com várias cores e texturas, possuem um fecho que impede o contacto da máscara com tudo o que a possa contaminar. “O tamanho pequeno permite a facilidade no transporte e arrumação, tornando-as cómodas e práticas”, define a marca.

Regras básicas, a não esquecer

  • Antes de utilizar a máscara, lave bem as mãos com água e sabão ou desinfete-as com uma solução à base de álcool.
  • A extremidade rígida da máscara deve ser ajustada ao nariz, cobrindo a máscara boca, nariz e queixo.
  • O lado branco deve sempre estar direcionado para a cara.
  • Antes de retirar a máscara, lave ou desinfete as mãos.
  • Não utilize uma máscara húmida ou suja.
  • A remoção da máscara deve ser feita segurando nos atilhos pela parte de trás e seguida de uma lavagem das mãos.
  • O uso de máscara é obrigatório para todos os que permaneçam em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas.