São marcas históricas de ADN português, que resistem à voragem dos tempos, desafiam mortes anunciadas e atravessam gerações e gerações nas mãos da mesma família. Pelo caminho, ainda se reinventaram.
As marcas que nos levam por viagens às memórias de infância já têm lojas online. É para os saudosistas do “antes é que era bom” e para os que hoje “vivem” na internet. Dos velhinhos lápis Viarco, com a tabuada estampada, aos Doces do Freixo, que contam dois séculos a sair do forno, a nostalgia não está à venda no mundo virtual, mas parece. Nem é preciso sair de casa para oferecer presentes que carregam história neste Natal.
Sanjo
A marca das sapatilhas de lona e sola de borracha, criada em S. João da Madeira há 87 anos, reinventou-se em 2019 e lançou uma loja online que junta os clássicos aos novos modelos.
www.sanjo.pt
Viarco
É a única fábrica de lápis do país e da Península Ibérica. A centenária Viarco continua a produzir milhares de lápis por mês, feitos em máquinas antigas, dignas de museu. E embora valha muito a pena uma visita à fábrica, na loja online também se pode comprar de tudo: dos lápis de cor aos produtos para o segmento artístico.
lojaonline.viarco.pt
Conservas Pinhais
As receitas caseiras e secretas foram aperfeiçoadas ao longo de um século, desde 1920. A conserveira mantém-se fiel à produção tradicional. Na loja virtual, tem desde a sardinha à cavala ou ao carapau.
shop.conservaspinhais.pt
Bordallo Pinheiro
A marca que nasceu há 136 anos pelas mãos de uma das personagens mais relevantes da cultura portuguesa também vende online. Na loja virtual, tem serviços de mesa ou peças de decoração.
pt.bordallopinheiro.com
Symington
A Symington Family Estates é um dos maiores produtores de vinho do Porto. O negócio familiar saltou para a internet. Aí há três caixas à venda, que incluem vários vinhos e um voucher para visitar as caves.
pt.symington.com/lodge-shop
Doces do Freixo
A bicentenária Doces do Freixo, negócio familiar de Marco de Canaveses, não se rendeu à idade e lançou uma loja online que envia para todo o país. Há pão-de-ló, biscoitos ou as famosas Fatias do Freixo.
www.docesdofreixo.pt